Notícias
Na Itália, ministro Ricardo Lewandowski fortalece cooperação entre países no combate ao crime organizado transnacional
- Foto: Divulgação/MJSP
Roma, 13/12/2024 - Para dar seguimento às conversas bilaterais sobre a cooperação mantida por Brasil e Itália no combate ao crime organizado transnacional, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, reuniu-se, nesta sexta-feira (13), com o ministro do Interior da Itália, Matteo Piantedosi, em Roma.
O encontro teve como mote o esforço conjunto feito pelos dois países para fortalecer as instituições por meio das melhores práticas internacionais e desenvolver ações efetivas em segurança pública. Também participaram o diretor-geral da Polícia Federal brasileira, Andrei Rodrigues, e o chefe da Polizia di Stato italiana, Vittorio Pisani.
Lewandowski renovou o interesse do lado brasileiro em concluir as negociações sobre o Acordo de Cooperação em Assuntos de Segurança Pública entre Brasil e Itália. Uma vez assinado e em vigor, o instrumento permitirá ações de cooperação nas áreas investigativa e operacional entre forças de segurança dos dois países, inclusive por meio da troca de dados, bem como a criação de equipes conjuntas de investigação. O ministro da Justiça e Segurança Pública reiterou, ainda, o convite para visita do ministro Piantedosi ao Brasil em 2025.
Combate ao tráfico de drogas
O Ministério do Interior italiano informou que planeja ampliar o número de vagas para policiais brasileiros em programas de treinamento na Itália, ao passo que o governo brasileiro também oferecerá vagas a policiais italianos em cursos organizados pela Polícia Federal.
Ao final do encontro, foi assinado o Memorando Operacional Antidrogas entre a Polícia Federal brasileira e o Departamento de Segurança Pública do Ministério do Interior italiano. A iniciativa tem como finalidade fortalecer a coordenação e apoiar as atividades conjuntas de investigação no campo do combate ao tráfico de entorpecentes e precursores químicos.