Notícias
CAPACITAÇÃO
MJSP realiza primeiro webinário de nivelamento de conhecimento dos gestores locais do Susp sobre a ferramenta Brasil MAIS
O Brasil MAIS utiliza imagens de satélite de altíssima resolução, inteligência artificial e integração de bases de dados, como as do IBGE e do Ibama. Foto: ilustração
Brasília, 29/10/2025 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), promoveu, nesta quarta-feira (29) o primeiro Webinário de Nivelamento de Conhecimento dos Gestores de Cadastros Locais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), sobre a ferramenta tecnológica Brasil MAIS.
O dispositivo utiliza imagens de satélite de altíssima resolução, inteligência artificial e integração de bases de dados, como as do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para identificar e monitorar atividades ilícitas relacionadas a crimes ambientais, desmatamento, plantações ilegais, embarcações irregulares e construções não autorizadas, entre outros.
A iniciativa teve como objetivo alinhar práticas e fortalecer a governança de acessos à ferramenta entre os órgãos do Susp, assegurando maior segurança da informação e uso qualificado dos dados. A capacitação contou com a participação de mais de 100 gestores de instituições do Susp de todo o País, responsáveis pela gestão local de acessos à ferramenta Brasil MAIS.
“Este é o primeiro de muitos webinários que realizaremos com o propósito de nivelar o conhecimento, fortalecer a segurança da informação e qualificar o uso do Brasil MAIS. Nosso objetivo é aproximar a gestão nacional dos gestores locais, ouvir suas demandas e garantir que o acesso à ferramenta seja feito de forma segura, eficiente e alinhada às necessidades das forças de segurança”, destacou o coordenador-geral de Gestão e Integração de Dados da DGI/Senasp, Dérik Reis.
Cada instituição do Susp participante do programa deve indicar um gestor local responsável pela liberação e acompanhamento dos acessos em sua respectiva corporação, reforçando as boas práticas de governança digital e segurança cibernética.
O Brasil MAIS é gerido em modelo de cogestão: a Polícia Federal é responsável pela administração dos acessos de órgãos não integrantes do Susp, enquanto a Senasp/MJSP, por meio da Diretoria de Gestão e Integração de Informações (DGI), realiza a gestão dos acessos dos órgãos vinculados ao Susp.
O webinário surgiu em um contexto de aperfeiçoamento na estrutura de gestão de cadastros do Brasil MAIS, que passou a concentrar seus acessos na plataforma Sinesp Segurança, garantindo mais controle, rastreabilidade e proteção de dados.