Notícias
CAPACITAÇÃO
MJSP promove sexta edição do curso de Gestão de Crise de Segurança nas Cidades
Curso Gestão de Crise de Segurança nas Cidades, em Belém (PA), capacita agentes de segurança pública em atendimento a casos de alta complexidade, medidas preventivas e resposta imediata. Foto: divulgação
Brasília, 07/07/2025 – Profissionais de segurança pública participam, em Belém (PA), de capacitação em atendimento a casos de alta complexidade, medidas preventivas e resposta imediata. O curso Gestão de Crise de Segurança nas Cidades foi oferecido no Pará (PA) e tem como prioridade a preservação da vida e da ordem pública. A capacitação começou nesta segunda-feira (7) e segue até sexta-feira (11).
Os agentes terão lições de planejamento adequado de ações e vão compartilhar essas informações para, assim, aprimorar a atuação para todo tipo de ocorrência.
O curso é promovido pelas diretorias de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) e de Ensino e Pesquisa (DEP), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a secretaria de segurança do estado paraense.
Preparação das forças de segurança
O diretor da Diopi, Rodney da Silva, ressalta que o plano desenvolvido para o curso também visa preparar as forças de segurança para enfrentar desafios como o resgate violento de detentos em instituições penitenciárias e a como lidar com as temidas chamadas para orientações e comunicados oficiais das facções criminosas.
“Essas são ações violentas executadas por organizações criminosas, que envolvem a queima de veículos de transporte público, ataques a prédios públicos e agressões a agentes do Estado”, detalha Rodney.
Durante a capacitação, serão ministradas disciplinas como: domínio de cidades; evolução dos crimes violentos contra o patrimônio; preservação de local de crime; estudo de casos; análise de risco; direitos humanos; e legislação aplicada. Também serão aplicados exercícios com simulação de ataques a carros-fortes e a instituições que guardam valores.
O diretor da Diopi explica que essa é uma oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em teoria e de desenvolver estratégias para a defesa da cidade. “A expectativa é que iniciativas de formação e de capacitação como essa sejam replicadas em outras unidades da Federação, ampliando o alcance e a eficácia das ações de segurança em nível nacional”, acrescenta.
Participação
O curso, com a carga horária de 46h/a, conta com a participação de 70 inscritos das forças de segurança da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia do Exército Brasileiro, da Secretaria de Administração Penitenciaria do Pará, Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), de instituições bancárias e de empresas de transporte de valores.
A capacitação visa habilitar profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e instituições parceiras para que elas promovam uma mudança cultural no atendimento a crises de alta complexidade, incluindo as que ocorrem de forma simultânea.