Notícias
DIREITOS DIGITAIS
MJSP participa de evento para inspirar meninas a seguirem carreiras nas áreas de tecnologia
Foto: Isaac Amorim/MJSP
Brasília, 25/04/2025 - Ao redor do mundo, diversas organizações se uniram, na quinta-feira (24), para celebrar o Dia Internacional das Meninas nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), também conhecido como Girls in ICT Day. No Brasil, a causa foi abraçada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que promoveu uma programação especial com o tema para 65 alunas de escolas públicas.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) participou do evento com uma palestra para inspirar as meninas a seguirem carreiras nas ciências, tecnologias, engenharias e matemáticas (STEM, sigla em inglês).
A secretária de Direitos Digitais do MJSP, Lílian Cintra de Melo, falou sobre a importância de tornar a internet um espaço seguro e positivo para as jovens, um ambiente de aprendizado, inovação e troca — e não de insegurança ou comparação tóxica, como às vezes ocorre nas redes sociais. “Todos os riscos do mundo real estão também no digital. E nós, enquanto mulheres, estamos ainda mais expostas do que a média”, alertou.
Nesse sentido, Lílian reforçou o compromisso do MJSP com a construção de uma internet mais segura, inclusiva e justa, apresentando a Crescer em Paz: Estratégia de Justiça e Segurança Pública para Proteção de Crianças e Adolescentes. A iniciativa é um plano com 45 ações voltadas à prevenção da violência, ao acolhimento e à recuperação de vítimas e à facilitação do acesso à justiça.
Estavam na abertura a superintendente de Relações com Consumidores da Anatel, Cristiana Quinalia; a chefe da Assessoria Internacional da Anatel, Andrea Grippa; a representante da União Internacional de Telecomunicações (UIT) Ana Veneroso; e a representante do Grupo Mulheres do Brasil Mildred Campos.
Inclusão digital
O Dia das Meninas nas TICs 2025 é uma plataforma global que promove a igualdade de gênero e a inclusão digital, incentivando meninas e jovens mulheres a se envolverem em carreiras tecnológicas. A celebração é uma oportunidade para destacar histórias inspiradoras de mulheres na tecnologia e promover ações concretas que apoiem a transformação digital inclusiva.
Este ano, a celebração global será coorganizada pelas regiões da Comunidade dos Estados Independentes (CIS) e dos Estados Árabes, com um evento híbrido que conectará Bishkek, no Quirguistão, e Nouakchott, na Mauritânia, por meio de uma transmissão ao vivo para uma audiência global. Além disso, eventos locais ocorrerão em diversos países, promovendo a inclusão digital e incentivando meninas a explorar o mundo das TIC.