Notícias
COMBATE À CORRUPÇÃO
MJSP e PF promovem capacitação avançada sobre recuperação de ativos em Teresina
Foto: Divulgação
Teresina, 20/05/2025 – Aproximadamente 110 agentes públicos serão capacitados no curso avançado sobre recuperação de ativos do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD). O treinamento ocorre a partir desta terça-feira (20), na sede da Controladoria-Geral da União (CGU) no Piauí (PI).
A edição do PNLD, na capital Teresina, é promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), em parceria com a Polícia Federal (PF). O evento segue até quinta-feira (22) e conta com uma programação que combina exposições teóricas com análise de casos práticos.
Durante a abertura, o diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional substituto (DRCI), Arnaldo Silveira, destacou o caráter colaborativo da capacitação. “Tanto a recuperação de ativos quanto o combate à lavagem de dinheiro e à corrupção exigem uma atuação integrada entre os entes da Federação. O curso reforça essa articulação e dissemina boas práticas com foco na recuperação de ativos ilícitos”, afirmou.
A programação de três dias inclui painéis temáticos sobre cooperação jurídica internacional, gestão e confisco alargado de ativos, uso de dados econômicos em investigações, estratégias para recuperação de ativos virtuais e experiências práticas em operações de repressão à lavagem de dinheiro.
Na ocasião, serão apresentados casos conduzidos pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Piauí (Ficco-PI). Também haverá discussões sobre o papel do Judiciário na efetividade das medidas de recuperação.
Os cursos do PNLD já capacitaram mais de 35 mil agentes públicos. A edição em Teresina reforça o compromisso do MJSP com a prevenção e repressão qualificada ao crime financeiro e organizado. Além disso, promove a cultura institucional de integridade, cooperação e eficiência no uso dos recursos públicos.
Participaram da capacitação representantes de diversos órgãos envolvidos no enfrentamento à corrupção e à lavagem de dinheiro, como a Polícia Civil do Piauí, a Polícia Rodoviária Federal, o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Estado do Piauí, a Controladoria-Geral da União, a Receita Federal, o Tribunal de Justiça do Piauí, a Justiça Federal, o Tribunal de Contas da União, a Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí, a Advocacia-Geral da União e a Defensoria Pública.