Notícias

Ministro André Mendonça visita militares da Força Nacional que estão em recuperação hospitalar em Cuiabá (MT)

Cerca de 150 militares enviados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública atuam no combate aos incêndios do Pantanal
Publicado em 11/10/2020 19h08 Atualizado em 14/10/2020 18h06
destaquinho.png

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Cuiabá, 11/10/2020 - O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, e o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, visitaram, neste domingo (11), os militares da Força Nacional de Segurança Pública que estão em recuperação hospitalar em Cuiabá (MT) após acidente com helicóptero. A Força Nacional atua, desde o dia 23 de setembro, no combate aos incêndios no Pantanal do Mato Grosso.

“Hoje há 150 homens enviados pelo Ministério apoiando a preservação do Pantanal brasileiro, essas vidas têm valor, essas famílias têm valor. Eles não são números, pelo contrário, são verdadeiros heróis que arriscam suas vidas pela proteção do patrimônio brasileiro e da sociedade brasileira. O mínimo a fazer era vir visitá-los hoje e registrar a solidariedade e o comprometimento de todo o governo federal e do Mato Grosso com os nossos policiais. Nós esperamos vê-los reestabelecidos completamente e, em breve, recebê-los em Brasília e no exercício das suas atividades com o compromisso reafirmado de servir ao país”, afirmou André Mendonça.

O piloto Renato Oliveira e o copiloto Luiz Fernando Berberick foram submetidos a cirurgias e seguem internados em recuperação. O Sgt Emerson Miranda, tripulante do helicóptero, teve alta hospitalar.

O ministro André Mendonça agradeceu ainda à Marinha do Brasil pelo apoio na logística do resgate e à equipe médica do Hospital Santa Rosa pelo atendimento dos militares.

Desde o dia 23 de setembro, 40 bombeiros da Força Nacional de Segurança Pública atuam no combate aos incêndios no Pantanal do Mato Grosso. No Mato Grosso do Sul, a atuação teve início no dia 5 de outubro, com o envio de 40 bombeiros da Força Nacional para a região. O combate aos incêndios foi reforçado, na última semana, com mais 70 bombeiros do Distrito Federal e de Santa Catarina que terão diárias custeadas pelo Ministério.

“O Pantanal é importante para o Brasil e é compromisso do governo federal estar igualmente apoiando a recuperação e a preservação do Pantanal brasileiro. Nós vamos ficar em apoio aos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul enquanto houver necessidade, o tempo que for necessário e sem medir esforços tanto em termos de recursos humanos quanto financeiros para preservação do pantanal brasileiro”, afirmou Mendonça.

Ministro André Mendonça visita militares da Força Nacional que estão em recuperação hospitalar em Cuiabá (MT)2.jpg

Foto: Mayke Toscano/Secom MT


Antes da visita, o ministro André Mendonça e o governador Mauro Mendes se reuniram no Palácio Paiaguás. O governador agradeceu o apoio recebido do governo federal no combate às queimadas.

“Isso mostra que quando nos unimos por alguma causa nós conseguimos minimizar os impactos dessa catástrofe”, afirmou o governador Mauro Mendes.

Também participaram da reunião, o secretário Nacional de Segurança Pública, Renato Paim; o secretário de Segurança Pública do Mato Grosso, Alexandre Bustamante e o secretário da Casa Civil do MT, Mauro Carvalho.

Justiça e Segurança