Notícias

Ministro André Mendonça reforça compromisso de atuação conjunta com a segurança pública do Espírito Santo

Visita ao estado, nesta sexta-feira, faz parte da “Agenda Segurança Pública 2021”
Publicado em 19/02/2021 20h06 Atualizado em 22/02/2021 10h03
Ministro André Mendonça reforça compromisso de atuação conjunta com a segurança pública do Espírito Santo.jpeg

Vitória (ES), 19/02/2021 – O Espírito Santo foi o quarto estado visitado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, dentro das ações da “Agenda Segurança Pública 2021. Sistema Único de Segurança Pública fortalecido, cidadão mais seguro”. Nesta sexta-feira (19), em reunião com o governador Renato Casagrande e gestores da segurança pública no estado, o ministro falou sobre as estratégias para fortalecer o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). André Mendonça ressaltou que o Ministério tem se esforçado em ajudar os estados a agilizar o tempo de execução dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), desenvolver atividades operacionais conjuntas e auxiliar no planejamento e nas aquisições de equipamentos, de forma mais ampla e com maior economicidade.

MINISTERIODAJUSTIÇAESEGURANÇAPÚBLICA.jpeg

 

“Queremos compreender o Sistema de Segurança Pública como um sistema nacional. Não apenas um sistema estadual, não apenas como um sistema federal, mas como um sistema de âmbito nacional. Dentro dessa perspectiva, durante este ano, nós queremos desenvolver atividades conjuntas com o estado do Espírito Santo, para ter melhores resultados, não apenas no município de Cariacica, mas no estado como um todo”, destacou o ministro.

Durante o dia, André Mendonça acompanhou de perto o trabalho das polícias da região Metropolitana da Grande Vitória, na Operação “Em Frente Brasil”. Os agentes de segurança pública capixabas cumpriram 18 mandados de busca e apreensão, prenderam quatro pessoas e apreenderam duas armas.

FNSP_MJSP.jpeg

André Mendonça também visitou o presídio de Segurança Máxima II, no município de Viana, conheceu o programa capixaba Estado Presente e homenageou profissionais da segurança pública que estão na linha de frente do combate à criminalidade no estado.

A família do subtenente Marco Antônio Cordeiro, que morreu em 2019 durante missão, na cidade de Guarapari, recebeu a condecoração das mãos do ministro, junto com outros cinco profissionais de segurança pública capixabas.

“É muito importante registrar a memória e o exemplo de vida de grandes profissionais de segurança pública do Espírito Santo. Registrar que polícias militares, membros do corpo de bombeiros, da polícia científica são verdadeiros heróis do Espírito Santo, do nosso país”, afirmou o ministro.

A “Agenda Segurança Pública 2021” faz parte das estratégias do Ministério da Justiça e Segurança Pública para uma atuação conjunta, sistêmica, integrada e coordenada do Governo Federal com os Estados no combate ao crime organizado e à criminalidade violenta. Dessa forma, busca-se o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), instituído pela Lei 13.675/2018.

Participam da comitiva do ministro o secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Renato Paim; o secretário de Ensino e Gestão em Segurança Pública (Segen), Joselio Azevedo; o secretário de Operações Integradas (Seopi), Jeferson Lisbôa; e a diretora-geral do Departamento Penitenciário (Depen), Tânia Fogaça.

 

Investimentos

Nos últimos dois anos, o governo repassou ao Espírito Santo mais de R$ 106 milhões para investimentos em segurança pública. Além desse montante, outros R$ 6 milhões foram repassados para o Sistema Penitenciário via Fundo Penitenciário Nacional (Funpen).

“Temos um trabalho gigantesco pela frente. E é essa atuação conjunta e parceira que já temos que nos mostra que estamos no caminho”, afirmou o governador do ES, Renato Casagrande.

 

 

 

 

Justiça e Segurança