Notícias

Ministro Anderson Torres abre seminário sobre Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade dos Povos Indígenas

Funai investiu cerca de R$ 30 milhões em projetos com foco na abordagem econômica e de sustentabilidade ambiental
Publicado em 26/04/2021 18h13
foto1.jpeg

Brasília, 26/04/2021 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, participou da abertura do 1º Seminário Nacional “Povos Indígenas: Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade”, nesta segunda-feira (26). O evento discute o processo de implementação de novas políticas públicas pela Fundação Nacional do Índio (Funai), com foco na abordagem econômica e de sustentabilidade socioambiental, aproximando indígenas, poder público e iniciativa privada. O evento on-line acontece até 30 de abril.

“Vamos trabalhar cada vez mais integrados com as demais áreas, Ministérios, estados e municípios e fazer essa política nova chegar em todo o Brasil. Esse é o nosso compromisso. A nova Funai vai alcançar toda a população indígena do Brasil”, destacou Anderson Torres.

 

Segundo o presidente da Funai, Marcelo Xavier, o órgão tem impulsionado atividades produtivas nas aldeias, contribuindo para que os indígenas alcancem autossuficiência econômica. “Nos últimos dois anos, investimos cerca de R$ 30 milhões em projetos de etnodesenvolvimento. Vejo em cada um dos nossos indígenas uma luz, uma capacidade maravilhosa de também ter as mesmas possibilidades e realizações”, disse Xavier.

A ministra-chefe da Secretaria de Governo (Segov), Flávia Arruda, afirmou que o intuito do seminário é buscar políticas públicas efetivas com interação nas políticas indigenistas. “Trata-se de um princípio básico de atuação, que visa a garantia do usufruto exclusivo que os povos indígenas devem ter sobre suas terras. A busca pelo desenvolvimento econômico da nação brasileira também passa pelo etnodesenvolvimento dos povos originários do Brasil”, destacou.

A programação contará com painéis durante toda a semana, a partir das 14h30, no youtube da Funai, com a participação de órgãos do Governo Federal e colegiados, como o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério do Turismo (Mtur) e o Ministério da Economia (ME). O evento é realizado pela Segov, em parceria com o MJSP e a Funai.

Confira a programação completa.