Ministério da Justiça prorroga ações da Força Nacional em MS e MA

Publicado em 01/02/2016 09h00 Atualizado em 14/03/2016 16h55

Brasília, 1/2/16 - O Ministério da Justiça prorrogou por mais 180 dias a atuação da Força Nacional de Segurança Pública em Mato Grosso do Sul e Maranhão. As autorizações de extensão das operações foram publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira (1).

No MS, o efetivo dará continuidade, por mais seis meses, ao trabalho de enfrentamento ao tráfico internacional de armas e drogas na região da fronteira com o Paraguai e a Bolívia. A autorização da Força Nacional atende ao pedido do governo do estado. A operação é desenvolvida desde julho de 2011 e obedece a Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron).

A Enafron é uma ação do MJ dentro do Plano Estratégico de Fronteiras, que reúne ações destinadas ao fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfronteiriços, por meio da atuação integrada dos órgãos de segurança pública da União, estados e municípios. O efetivo trabalhará em apoio aos órgãos de segurança pública do Moto Grasso do Sul.

Na mesma publicação oficial saiu a prorrogação, por mais três messes, da operação da Força Nacional no Maranhão. O pedido também foi feito pelo governo do estado e o efetivo continuará no apoio às forças estaduais de segurança pública na elucidação de crimes em atuações junto a polícia judiciária. A ação da Força Nacional,chamada de Operação Parnaíba, está atuando desde abril de 2015 na região.


Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
Twitter/justicagovbr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928