Notícias

Ministério da Justiça e Segurança Pública participa do Fórum Global Anticorrupção e Integridade 2021

Evento discutiu ações e resultados alcançados no enfrentamento à corrupção durante a pandemia
Publicado em 30/03/2021 13h44 Atualizado em 09/04/2021 14h05
Ministério da Justiça e Segurança Pública participa do Fórum Global Anticorrupção e Integridade 2021.png

Brasília, 30/03/2021 - A Corregedoria-Geral do Ministério da Justiça e Segurança Pública participou do Fórum Global Anticorrupção e Integridade 2021 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mediando o painel "O Brasil está enfrentando uma corrupção pandêmica?". O evento on-line discutiu ações e resultados alcançados no enfrentamento à corrupção durante a pandemia da Covid-19.

O fórum debateu como as instituições agiram diante dos diversos acontecimentos causados pela crise, como por exemplo, na adoção de medidas sanitárias quanto ao uso de medicamentos, insumos, bens e serviços e a ampliação de mecanismos de controle, principalmente sobre contratações públicas e concessões de benefícios sociais como o auxílio emergencial.

Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, a Pasta apreendeu mais de R$ 7 bilhões advindos do crime de corrupção, em 2020. "O nosso compromisso é não dar tréguas a corrupção e aos corruptos. Esperamos continuar tendo bons resultados para entregar ao Brasil e ser exemplo para o mundo”, ressaltou.

A corregedora-geral do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Paula Araújo Corrêa, explicou que quando a corrupção se torna complexa e organizada a ponto de interferir no acesso a serviços essenciais, as medidas de prevenção devem ser revistas e aprimoradas. “A disseminação do vírus teve como reflexo o agravamento de outro problema capaz de causar danos sociais e econômicos tão devastadores quanto a pandemia: a corrupção”, disse.
O evento teve participação de representantes da Controladoria-Geral da União (CGU) e Polícia Federal (PF).

Para assistir ao vídeo do evento OCDE clique aqui

Justiça e Segurança