Notícias

Ministério da Justiça e Segurança Pública inicia o 2º curso de “Segurança Multidimensional nas Fronteiras”

Em parceria com a Universidade de São Paulo, capacitação teve mais de 5 mil inscritos
Publicado em 08/06/2021 12h05
Ministério da Justiça e Segurança Pública inicia o 2º curso de “Segurança Multidimensional nas Fronteiras.png

Brasília, 08/06/2021 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), deu início ao 2º curso on-line de “Segurança Multidimensional nas Fronteiras”, nesta segunda-feira (7). A capacitação discute temas como comércio ilícito, crime organizado e a cooperação policial e jurídica internacional na gestão das fronteiras, além de conceitos que se aplicam ao contexto de divisas estaduais. As aulas vão até 30 de junho.

A qualificação é voltada a todos os operadores de ponta e gestores que atuam direta ou indiretamente nas fronteiras e divisas do país e já teve mais de 5 mil inscritos nesta edição.

“É uma honra para o Ministério atuar em cooperação com o propósito de qualificar e capacitar os operadores de segurança pública do Brasil e diversos países aqui representados. As atividades de aprimoramento das capacidades profissionais, além de contribuir para o crescimento pessoal, constituem a base para o maior desempenho das forças de segurança contra a criminalidade organizada”, ressaltou o secretário de Operações Integradas, Alfredo Carrijo.

O curso é coordenado pela Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie de SP. Mais de 2 mil alunos, entre agentes de segurança pública de todos os estados brasileiros e países vizinhos da América do Sul, já foram capacitados.

Essa é uma das ações contempladas no acordo de cooperação assinado entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a USP, em 2020, que possibilita a realização de ações na área de capacitação, ensino e pesquisa para os agentes que atuam nas fronteiras e divisas do País.

Curso

O curso tem uma carga horária de 84 horas/aula e o aluno poderá acessar as atividades quando quiser e quantas vezes for necessário, durante o período da capacitação. Os participantes vão receber um certificado de conclusão concedido pela Universidade de São Paulo.

Justiça e Segurança