Notícias

Ministério da Justiça e Segurança Pública disponibiliza mais de 200 cursos de capacitação para agentes de Segurança Pública do país

Somente nos primeiros 100 dias deste ano, a plataforma recebeu mais de 36 mil inscritos para os cursos oferecidos
Publicado em 29/04/2021 17h54 Atualizado em 29/04/2021 18h01

 

Brasília, 29/04/2021 - O Plano Anual de Ensino e Pesquisa (PAEP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) prevê para este ano um reforço expressivo na qualificação dos  profissionais no país. São 228 ações voltadas à capacitação e pesquisas, desenvolvidas e coordenadas pela Secretaria de Gestão de Ensino em Segurança Pública (Segen). Por meio da EaD Segen é possível levar os cursos a todos os estados e o Distrito Federal com qualidade de ensino e facilidade de acesso, por computador, tablet ou celular.

 

O planejamento prevê 110 cursos de ensino presencial (respeitando os protocolos sanitários neste período de pandemia), 67 capacitações pela plataforma EaD Segen e 43 ações em produção. Além disso, já há uma pesquisa em andamento e sete para serem iniciadas. Entre os novos cursos que serão ofertados estão Mestrado em Segurança Pública, MBA de Alta Gestão, Especialização em Inteligência, Tecnólogo em Segurança Pública e Ações presenciais de curta e média duração.

 

Somente nos primeiros 100 dias deste ano, a plataforma recebeu mais de 36 mil inscritos para os cursos da EaD-Segen e mais de 80 para os cursos presenciais. A previsão é de atender mais de 100 mil profissionais em 2021. Já foram mais de 125 mil agentes capacitados e mais de 91 mil aprovados desde a criação da Secretaria, em 2020.

 

Os cursos da Rede EaD-Segen são voltados a todos os profissionais que integram o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Os interessados em participar da capacitação devem, primeiramente, se cadastrar na plataforma Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública) e, em seguida, acessar a Rede EaD-Segen para realizar a inscrição. Para quem já é cadastrado no sistema, basta entrar no portal com login e senha. As inscrições estão abertas e irão durar enquanto o curso constar na plataforma.

 

Criada em maio de 2020, a Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen/MJSP) atende demandas dos estados e do Distrito Federal que vão ao encontro dos princípios da lei que institui o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), como a promoção da produção de conhecimento sobre segurança pública.

 

Link com os cursos para o ano de 2021:

http://portal.ead.senasp.gov.br/academico/copy_of_editoria-a/paep-2021-3-2.pdf