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Ministério da Justiça e Segurança Pública alerta população sobre cuidados na hora das compras para o Dia dos Pais

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Publicado em 06/08/2021 17h43 Atualizado em 09/11/2022 15h25
Ministério da Justiça e Segurança Pública alerta população sobre cuidados na hora das compras para o Dia dos Pais(1).png

Brasília, 06/08/2021 - O Dia dos Pais, comemorado no dia 08 de agosto, promete movimentar o comércio em todo país. De olho neste cenário, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) preparou algumas dicas importantes para orientar os consumidores na hora de fazer as compras, seja de forma presencial ou pela internet. Conhecer a reputação da loja, guardar os registros de compras e pesquisar se o site tem conexões seguras são dicas fundamentais para que o consumidor não caia em armadilhas.

De acordo com dados da plataforma Consumidor.gov.br, as reclamações de serviços de entrega/delivery registradas de janeiro a julho deste ano aumentaram em quase 400% quando comparadas ao mesmo período de 2020. Os principais problemas relatados pelos consumidores foram as dificuldades e os atrasos na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores, seguido de publicidade enganosa. Já com relação ao comércio eletrônico, as reclamações mais recorrentes são com relação à demora ou não entrega do produto.

Se o consumidor tiver algum direito violado, recomenda-se procurar o Procon mais próximo. O órgão poderá atuar como ponte entre consumidor e fornecedor na resolução de conflitos que ocorram nas relações de consumo. Mas também há a possibilidade de o consumidor formalizar uma reclamação, sem sair de casa, pela plataforma gratuita do Governo Federal, consumidor.gov.br.

Confira mais dicas

- O consumidor pode se arrepender em 7 dias, no caso de compras feitas fora do estabelecimento comercial (pela internet, por telefone);

- A garantia legal para produtos duráveis é de 90 dias e para bens não duráveis, 30 dias, a partir da compra, não sendo possível que o fabricante diminua esse período;

- Confira as condições de pagamento. É importante que o consumidor saiba exatamente quanto ele está pagando;

- Verifique o valor do frete antes de finalizar as compras on-line. Em muitos casos, o valor torna a compra inviável;

- Veja quando ocorrerá a entrega e se as políticas da empresa são satisfatórias;

- No caso de compras em lojas físicas, confira o produto na hora da compra, se a embalagem estiver violada ou avariada, é melhor não levar;

- Teste o produto na hora, se for possível;

- Pesquise sobre a confiabilidade do site de compra. Consulte, nas páginas dos procons, os sites a sem evitados;

- Faça pesquisa de preços. Desconfie de valores muito abaixo do preço médio do mercado em sites.

-Não compre produtos piratas, produtos falsos são feitos com materiais de qualidade ruim e alimentam o crime organizado.

Tags: SENACONSECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDORMJSPMINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA
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