Notícias
Metodologia de prevenção ao uso de drogas, ofertada pelo MJSP, será replicada em São Paulo
Foto: Divulgação/MJSP
São Paulo, 11/12/2024 – A metodologia de prevenção ao uso de drogas, ofertada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), será utilizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo. O anúncio ocorreu durante o lançamento dos Programas de Prevenção às Drogas na Rede Municipal de Ensino, nesta quarta-feira (11), na capital paulista.
A iniciativa prevê a implementação dos programas Elos – Construindo Coletivos e #Tamojunto nas escolas da rede municipal, como estratégias de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Ambos fazem parte do programa Cria: Prevenção e Cidadania e são reconhecidos pelo Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime.
A metodologia Elos deve ser implementada em 34 unidades da rede e alcançar 6 mil estudantes do 3º ano. Já o #TamoJunto beneficiará 50 mil alunos do 8° ano em 130 escolas.
“A implementação dessas metodologias nessa escala é algo inédito. Seus efeitos serão um exemplo para o mundo”, afirmou a secretária da Senad, Marta Machado.
Os programas serão promovidos nos próximos dois anos por meio de um acordo de cooperação técnica entre a Senad, a SME e Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. Para que a parceria fosse viabilizada, a Senad dialogou com atores locais para construção do processo participativo, fez um diagnóstico territorial para mapear os desafios de cada região do município e promoveu quatro oficinas territoriais.
O acordo de cooperação visa introduzir e manter intervenções preventivas ao consumo de substâncias psicoativas com base em evidências científicas para atender aos estudantes e à comunidade escolar. As atividades de prevenção complementarão a promoção da saúde e fomentarão atitudes participativas de construção de coletivos democráticos e de aprendizagem.
“São metodologias validadas com evidências de que promovem prevenção ao uso de drogas, envolvimento com a criminalidade e comportamentos violentos. Com isso, esperamos proteger ainda mais nossas crianças, adolescentes e jovens”, disse Marta.
Programas
O #Tamojunto é uma estratégia de prevenção escolar ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, destinada a adolescentes de 13 a 14 anos. A metodologia associa promoção de habilidades de vida, informações sobre substâncias psicoativas e desenvolvimento de pensamento crítico frente a crenças normativas.
Voltado para as séries iniciais do ensino fundamental I, crianças com faixa etária de 6 a 10 anos, o Programa Elos – Construindo Coletivos consiste em um conjunto de recursos para a mediação lúdica das relações sociais em sala de aula, promovendo o pertencimento entre pares e o fortalecimento de vínculos das crianças com a escola.