Notícias
SEGURANÇA PÚBLICA
Lewandowski visita sede da COP30, em Belém (PA)
Na ocasião, Lewandowski elogiou a estrutura do Parque da Cidade, local construído para sediar o evento. Foto: Marcelo Lelis/Agência Pará
Belém, 10/10/2025 – Nesta sexta-feira (10), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, cumpriu agenda oficial em Belém, no Pará. Ao lado do governador do estado, Helder Barbalho, Lewandowski visitou a sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) e se reuniu com autoridades das forças de segurança para alinhar estratégias para o evento. O ministro participou ainda do lançamento do carimbo decorativo da COP30.
Na ocasião, Lewandowski elogiou a estrutura do Parque da Cidade, local construído para sediar o evento. O espaço é dividido em duas áreas principais: a Blue Zone (Zona Azul) e a Green Zone (Zona Verde). Na primeira serão realizadas as negociações oficiais entre os países, da Cúpula de Líderes e dos pavilhões nacionais. Já a segunda é onde acontecerão debates paralelos e o público terá acesso livre. O foco da Green Zone é tornar o debate acessível e inclusivo.
“Fiquei impressionado com o avanço das instalações, coisa absolutamente inigualável em termos de organização, de estética, de funcionalidade. O Brasil pode se orgulhar da COP que nós vamos oferecer a todos os ambientalistas e todas as autoridades que comparecerão a esse evento”, celebrou o ministro.
Segurança
Após a reunião com representantes da Polícia Federal (PF), das polícias estaduais e municipal, além de autoridades de segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), Lewandowski garantiu que não há pontos falhos na segurança do evento.
“Tudo está muito bem preparado, extremamente organizado. O entrosamento entre as autoridades de segurança está excelente. Dessa forma, podemos esperar que esta COP será uma das melhores que já foram feitas até este presente momento”, afirmou.
Carimbo
O carimbo decorativo da COP30, lançado nesta sexta-feira (10) com a presença do ministro Lewandowski, é uma parceria entre o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), e a Polícia Federal. O objetivo é utilizar o instrumento nos passaportes de passageiros no Aeroporto Internacional de Belém, do dia 10 outubro até dia 31 de dezembro de 2025.
A aplicação do carimbo será realizada pela PF em todos os passaportes de brasileiros e turistas no embarque e desembarque do Aeroporto, incluindo chefes de Estado, comitivas e delegações que passarem pela base aérea de Belém.
O carimbo atende a identidade visual da Conferência do Clima e contém os dizeres “COP 30 Brasil - Amazônia- Belém 2025”, para celebrar a realização em Belém, marcando a participação e promoção do evento e da capital paraense.