Notícias
INSTITUCIONAL
Lewandowski concede a Valdecy Urquiza Medalha de Ordem do Mérito do MJSP
Na ocasião, também foi assinada uma carta de intenções entre Brasil e Interpol, reforçando o compromisso das partes no combate a redes criminosas (Foto: Nicola VIGILANTI/INTERPOL)
Lyon, 04/07/2025 - O delegado da Polícia Federal e atual secretário-geral da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), Valdecy Urquiza, foi homenageado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), nesta sexta-feira (4), na sede da corporação, em Lyon, na França. Urquiza recebeu das mãos do ministro Ricardo Lewandowski a Medalha de Ordem do Mérito, no grau de Grande-Oficial. Na ocasião, também foi assinada uma carta de intenções entre Brasil e Interpol, reforçando o compromisso das partes no combate a redes criminosas.
“A comenda outorgada a Valdecy Urquiza consubstancia o agradecimento do governo brasileiro pelos relevantes serviços prestados na área da segurança pública, seja, no passado, como delegado da Polícia Federal, seja, agora, como secretário-geral da Interpol”, declarou o ministro Lewandowski.
Para o homenageado, a segurança global está cada vez mais ameaçada pelo avanço do crime organizado transnacional. Nesse sentido, celebrou mais uma parceria firmada com o País. "A segurança no mundo vem sendo cada vez mais desafiada, com o crime organizado transnacional se tornando mais complexo, sofisticado e com atuação mais ampla. A carta de intenções assinada hoje reforça nosso compromisso conjunto com a justiça e a segurança, unindo esforços no combate às redes criminosas, seus facilitadores e os lucros que movimentam", destacou Urquiza..
“Foi com esse espírito de cooperação que recebi, com muita honra, a Ordem do Mérito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, entregue pelo ministro Ricardo Lewandowski. Essa condecoração representa também o reconhecimento do trabalho das forças policiais ao redor do mundo, que se dedicam todos os dias à proteção de suas comunidades", completou o secretário-geral da Interpol.
Currículo
O primeiro brasileiro a comandar a Interpol foi condecorado pela trajetória e pelos relevantes serviços prestados no âmbito da segurança pública. Em sua carreira, Urquiza ocupou cargos de destaque, como chefe da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional da Polícia Federal do Brasil e diretor-assistente na Diretoria de Crimes Organizados e Emergentes da Interpol. No Brasil, liderou o Escritório Central Nacional da Interpol, a Divisão de Cooperação Policial Internacional, a Divisão de Relações Internacionais e a Diretoria de Tecnologia da Informação da Polícia Federal.
Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza, com pós-graduações em Administração Pública pelo IBMEC e em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Urquiza é também ex-aluno da Academia Nacional do FBI, em Quantico, Virgínia, EUA.
Ordem do Mérito
A Ordem do Mérito do MJSP foi criada pelo Decreto nº 11.089/2022 é composta por quatro graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador e Cavaleiro. Ela é destinada a cidadãos que prestaram relevantes e inestimáveis serviços ao MJSP e aos órgãos a ele vinculados e a pessoas que se destacaram no exercício de sua profissão, tornando-se merecedores do reconhecimento da classe. Durante a gestão de Lewandowski, a honraria foi concedida a outras 59 autoridades.
A admissão e promoção na Ordem do Mérito ocorre por ato do Presidente da República, na condição de grão-mestre, após o encaminhamento de indicações pelo chanceler, representado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública.
Grã-Cruz: destinado a chefes de Estado, a ministros, governadores, presidentes do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, do Supremo Tribunal Federal, de Tribunais Superiores, procurador-geral da República e a outras personalidades de hierarquia equivalente.
Grande Oficial: destinado a secretários-executivos e adjuntos, a presidentes de Câmaras Municipais, a prefeitos, deputados estaduais, secretários de Governo, desembargadores federais do Trabalho e da Justiça, procuradores regionais da República, procuradores de Justiça e a outras personalidades de hierarquia equivalente.
Comendador: destinado a oficiais das Forças Armadas e Forças Auxiliares, funcionários dos Conselhos Federais e Regionais, servidores públicos federais, estaduais e municipais, vereadores, segundos e terceiros-secretários de Embaixada ou Legação Estrangeiras, cônsules de carreira estrangeiros e outras personalidades de hierarquia equivalente.
Cavaleiro: destinado aos demais cidadãos, artistas, desportistas e outras personalidades de hierarquia equivalente.