Notícias
POLÍTICA SOBRE DROGAS
Iniciativas classificadas para o Prêmio Maria Lúcia Pereira são conhecidas
Foto: Divulgação/MJSP
Brasília, 21/03/2025 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou os 94 projetos classificados pela comissão de julgamento do Prêmio Maria Lúcia Pereira de Iniciativas Inovadoras na Política Sobre Drogas. O comunicado foi publicado no Diário Oficial da União dessa quinta-feira (20).
A região Sudeste teve 41 propostas selecionadas, seguida por Nordeste (32), Sul (9), Centro-Oeste (7) e Norte (5). Ao todo, foram recebidas 168 propostas. Serão premiados até 30 projetos, com o valor unitário de até R$ 50 mil, de acordo com a ordem de classificação. Apenas as iniciativas que estejam em andamento serão contempladas.
A iniciativa prevê cinco categorias de premiação: desenvolvimento social comunitário; educação sobre drogas e saúde mental para adolescentes e jovens; acesso à Justiça; comunicação; e saúde integral e dignidade humana.
A ideia é mapear e valorizar iniciativas e tecnologias sociais inovadoras, com o objetivo de inspirar a formulação e o aprimoramento de políticas públicas para o enfrentamento do uso problemático de drogas junto a populações vulnerabilizadas.
Prêmio
A iniciativa homenageia a baiana Maria Lúcia Pereira, uma das maiores referências brasileiras na prática de redução de danos e na luta pelos direitos humanos da população em situação de rua.
O prêmio é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do MJSP, em parceria com a Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo (Separ), do Ministério da Igualdade Racial (MIR), no âmbito da Estratégia Nacional de Acesso a Direitos para a População Negra e Periférica na Política sobre Drogas.