Notícias
RECURSOS FEDERAIS
Fundo Nacional de Segurança Pública e incêndios florestais são temas de congresso internacional
O ForestFire 2025, em Cuiabá (MT), conta com minicursos e reúne profissionais de segurança pública, do meio ambiente e especialistas de dez países, além de comandantes dos 27 Corpos de Bombeiros Militares do País. Foto: divulgação
Brasília, 16/06/2025 - Debater estratégias integradas de prevenção, combate e manejo do fogo, com foco na preservação dos ecossistemas e na proteção das comunidades é o objetivo do ForestFire 2025, Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, que ocorre de segunda-feira (16) a quarta-feira (18), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT).
A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) representa o Ministério da Justiça e Segurança Pública no evento, por meio de equipes do Fundo Nacional de Segurança Pública, da Diretoria de Inteligência e Operações Integradas e da Força Nacional de Segurança Pública.
O evento começou nesta segunda-feira com minicursos especializados para profissionais da segurança pública, pesquisadores especialistas de dez países e comandantes de todos os 27 Corpos de Bombeiros Militares do País.
A diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública, Camila Pintarelli, participou da abertura do congresso. Na quarta-feira (18), ela integrará a mesa redonda para tratar das gestões logística, licitatória e orçamentária para prover aos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil recursos financeiros e tecnológicos para o combate a incêndios.
Ela ressaltou a importância da corporação em um mundo que vivencia tantos impactos das mudanças climáticas. “O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de recursos do Fundo Nacional, aumentou em 400% os investimentos em operações de segurança para proteção dos biomas e reinseriu os Corpos de Bombeiros, em 2024, na sistemática de transferências obrigatórias”, lembrou Camila Pintarelli.
A diretora ressaltou ainda que esses profissionais integram ativamente os grupos de trabalho da plataforma ComprasSusp, assegurando que as licitações feitas de forma centralizada atendam efetivamente as necessidades materiais da corporação.
Intercâmbio de conhecimentos
O congresso é um espaço estratégico para o intercâmbio de conhecimentos, fortalecimento de redes de cooperação interinstitucional e alinhamento de boas práticas em escala global, além de ser um espaço estratégico de articulação entre ciência, gestão pública e responsabilidade ambiental.
Organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, com apoio do governo do estado, o congresso reúne especialistas do Brasil, do Canadá, do Chile, da Espanha, dos Estados Unidos, da França, da Irlanda, do México, da Nova Zelândia e de Portugal.
O evento também tem a participação de bombeiros militares e civis, de brigadistas florestais, de gestores ambientais, de pesquisadores, de acadêmicos, de produtores rurais e de representantes do agronegócio. Todos estarão reunidos para trocar experiências, fortalecer redes de cooperação internacional e alinhar boas práticas no enfrentamento aos incêndios florestais.
Minicursos e inscrições
Além das palestras, o ForestFire 2025 conta com minicursos especializados, voltados para profissionais de segurança pública, de meio ambiente e pesquisadores. A participação nas palestras e nos minicursos exige inscrição com pagamento de taxa simbólica. As vagas são limitadas. Para mais informações acesse o site do congresso.