Notícias
SEGURANÇA PÚBLICA
Formulário de avaliação de risco de violência doméstica é tema de webinar promovido pelo MJSP
Seminário virtual sobre o Fonar será na terça-feira (19) e na quarta-feira (20). Iniciativa padroniza o registro de informações e subsidia agentes de segurança para agirem com maior rapidez diante de ameaças. Foto: banco de imagens
Brasília, 15/08/2025 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) promoverá, na terça-feira (19) e na quarta-feira (20), o webinário Fonar: Estratégias para Prevenção e Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar. Autoridades e especialistas discutirão a aplicação do Formulário Nacional de Avaliação de Risco (Fonar). A ferramenta, criada em março, padroniza o registro de informações e dá maior agilidade à identificação e ao atendimento de violência contra mulheres. Para participar, basta acessar o link de transmissão.
Desenvolvido pelo MJSP, Ministério das Mulheres e Conselho Nacional de Justiça, o Fonar foi elaborado para identificar fatores que indiquem o risco de a mulher sofrer qualquer forma de violência nas relações domésticas e familiares. O preenchimento correto das informações também contribui para identificar a gravidade do fato.
Esses dados padronizados vão orientar a atuação do Poder Público — como o Judiciário, o Ministério Público, as Defensorias Públicas, os órgãos de segurança e da rede de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Eles servirão para orientar sobre a adoção de medidas protetivas de urgência e/ou cautelares e outros encaminhamentos para a gestão integrada dos riscos identificados.
O webinário vai promover a troca de experiências e o debate sobre a implementação do Fonar e, assim, fortalecer a articulação entre a segurança pública e o Sistema de Justiça. Na programação, haverá apresentação do funcionamento e as implicações do formulário; discussão sobre os fundamentos e impactos da avaliação de risco; promoção de cooperação interinstitucional no combate à violência doméstica e do fortalecimento da rede de atendimento e proteção às mulheres; e divulgação de boas práticas e estratégias de aplicação.
“Com essa iniciativa, o MJSP reforça seu compromisso de aprimorar ferramentas de proteção e fortalecer o trabalho conjunto para prevenir e enfrentar a violência doméstica em todo o País”, afirma a diretora de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Michele dos Ramos.
A versão eletrônica do Fonar pode ser acessada na Plataforma Digital do Poder Judiciário.
Painéis programados
Terça-feira (19)
- Das 9h às 10h: Compromisso Interinstitucional no Combate à Violência Doméstica: a Importância da Aplicação do Fonar
- Das 10h às 11h30: Avaliação de Risco em Casos de Violência Doméstica e Familiar: Conceitos, Fundamentos e Impactos
- Das 11h30 às 13h: Aplicação do Fonar pela Segurança Pública: Boas Práticas e Desafios
Quarta-feira (20)
- Das 9h às 10h30: Aplicação do Fonar pelo Ministério Público: Estratégias e Articulação com a Rede de Atendimento
- Das 10h30 às 12h: Aplicação do Fonar pelo Judiciário: A Relevância da Avaliação de Risco na Análise dos Casos de Violência Doméstica e Familiar e Gestão dos Riscos