Notícias
Exposição fotográfica marca os 199 anos do Ministério da Justiça e Segurança Pública
Foto:Isaac Amorim/MJSP
Brasília, 05/07/2021 - Para celebrar os 199 anos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, uma exposição fotográfica, lançada nesta segunda-feira (5), conta um pouco sobre a história da instituição, desde a sua criação, em 3 de julho de 1822, ainda como Secretaria de Estado de Negócios da Justiça, até os dias de hoje.
O ministro Anderson Torres fez a abertura da mostra “199 anos de história”, que acontece no Salão Negro, do Palácio da Justiça.
“Vamos fortalecer esse Ministério, trazendo aqui pra dentro as grandes discussões sobre o que é justiça, os principais temas brasileiros e as questões de segurança pública do país, harmonizando o que a população pensa com o que esse Ministério produz”, frisou o ministro, agradecendo, ainda, aos servidores que construíram e constroem o dia a dia da justiça e da segurança pública brasileira.
A exposição acontecerá durante todo mês de julho, nas instalações internas do Ministério, para que os servidores possam conhecer, ainda, os traços da evolução do Palácio da Justiça. Devido às restrições impostas pela pandemia, a visitação é apenas para o público interno.
Durante a solenidade, Anderson Torres homenageou dois servidores que representam a dedicação e a lealdade a essa instituição que se reinventa e permanece firme no seu propósito e na sua missão. Ricardo Gonçalves de Jesus, o mais antigo servidor em atividade no órgão, que está há 43 anos trabalhando na Biblioteca, e fotógrafo Isaac Amorim, que há 20 anos tem contado a história da Pasta através da sua lente.
O Ministério tem um dinamismo que pode ser verificado entre as diversas áreas em que atua. Entre suas competências, estão a realização de ações de segurança pública, defesa da ordem jurídica, política sobre drogas, defesa do consumidor, proteção dos indígenas, além da gestão do patrimônio documental do país com o Arquivo Nacional.
História
O Ministério da Justiça e Segurança Pública foi a primeira instituição a ser criada, antes mesmo de ser declarada a independência em 7 de setembro de 1822. Foi uma das primeiras manifestações políticas do processo de independência do país. Em 3 de julho de 1822, D. Pedro criava a Secretaria de Estado de Negócios da Justiça.
Em 3 de julho de 1972, a sede oficial foi inaugurada em Brasília. Até essa data, o órgão estava dividido provisoriamente entre Brasília e Rio de Janeiro. O Palácio da Justiça, projeto de Oscar Niemeyer, completa o eixo monumental com a rigidez do seu concreto e a fluidez de suas cascatas. Com influências da arquitetura moderna, o prédio ainda conta em seus arredores com jardins projetados pelo paisagista Burle Marx.