Notícias

Evento debate aplicação da tecnologia blockchain no setor público

Possibilidade de uso da tecnologia para maior segurança na troca de informação entre órgãos do governo faz parte da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA)
Publicado em 19/09/2020 13h39
enccla.png

Brasília 18/09/2020 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública promove, nesta segunda-feira (21), o webnário Blockchain e o Setor Público no Brasil, que discutirá a possibilidade de uso da tecnologia pelos órgãos de governo, temática em discussão na Ação 08/2020 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). O evento, em parceria com a Secretaria de Modernização do Estado da Presidência da República (SEME/PR), Advocacia-Geral da União (AGU) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), será transmitido a partir da 09h30 no canal oficial do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no YouTube.

Webinário é composto por quatro painéis. O primeiro, moderado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), órgão que lidera os trabalhos executados pela ENCCLA, irá apresentar os resultados alcançados na Ação 08/2020, coordenada pela Advocacia-Geral da União (AGU) e pelo BNDES, com apoio do Tribunal de Contas da União (TCU). A Ação 08/2020 estará disponível em um Guia sobre o uso da tecnologia.

O segundo painel, moderado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), apresentará casos práticos de utilização do blockchain no setor público, a exemplo do Banco Central do Brasil, Receita Federal, Ministério da Saúde, Serpro e Controladoria-Geral do Paraná.

Com moderação de Fabíola Greve, referência nacional acadêmica no setor, o terceiro bloco terá a participação de convidados da Espanha e dos Estados Unidos (BID), com apresentação de iniciativas de infraestrutura digital, promoção e desenvolvimento do ecossistema blockchain em países da União Europeia e da América Latina. O BNDES irá apresentar proposta de aplicação da tecnologia no Brasil, tendo um foco a transparência do setor público.

Por fim, o painel, coordenado pela Secretaria de Modernização do Estado da Presidência da República, discutirá uma visão de futuro para o Brasil, com a participação de representantes da Secretaria de Governo Digital, TCU e International Association for Trusted Blockchain Applications (INATBA).

Inicialmente associada aos criptoativos ou criptomoedas, a tecnologia blockchain possui inúmeras possibilidades de aplicação. No setor público, pode proporcionar maior segurança na troca de informações entre os órgãos do governo, inibindo a corrupção e a lavagem de dinheiro por facilitar o rastreamento e reforçar a confiabilidade em ações de compartilhamento de dados e informações.

Acesse a programação completa do evento.

Saiba mais sobre a ENCCLA

 

Serviço:

Webinário Blockchain e o Setor Público no Brasil

Data: segunda-feira, 21/09/2020

Horário: 9h30 às 16h

Local: pelo Canal do MJSP no Youtube

https://www.youtube.com/user/JusticaGovBR

 

Justiça e Segurança