Notícias
SEGURANÇA PÚBLICA
Estratégias de enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado é tema de evento do MJSP no Espírito Santo
Com apoio institucional da Polícia Civil do Espírito Santo, o encontro reúne autoridades e especialistas de todo o País dedicados ao enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado. Foto: Divulgação
Vitória, 03/06/2025 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), promove o 3º Encontro Técnico da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento do Narcotráfico (Renarc), desta terça-feira-feira (3) até quinta-feira (5), em Vitória (ES). O principal objetivo do evento é discutir políticas públicas de enfrentamento ao narcotráfico e ao crime organizado.
Com apoio institucional da Polícia Civil do Espírito Santo, o encontro reúne autoridades e especialistas de todo o País dedicados ao enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado. A iniciativa, coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), pretende fortalecer a integração entre as 27 unidades especializadas das Polícias Civis — conhecidas como Denarcs ou congêneres — além de compartilhar avanços técnicos e estratégias eficazes de combate ao narcotráfico.
“O terceiro encontro técnico da Renarc marca um momento estratégico para consolidarmos a atuação conjunta das forças de segurança no combate ao narcotráfico”, destaca o diretor da Diopi, Rodney da Silva. Na avaliação dele, é um espaço de troca de experiências, alinhamento de ações e reforço da cooperação federativa “O foco na investigação qualificada, inteligência e tecnologia para a desarticulação do crime organizado.”
Entre os palestrantes, estão representantes das Polícias Civis de Mato Grosso (MT), do Pará (PA), de Pernambuco (PE), do Rio de Janeiro (RJ), de Roraima (RR) e de São Paulo (SP), além de especialistas do MJSP. No evento, também serão discutidas estratégias de financiamento via Fundo Nacional Antidrogas (Funad) e a atuação da Rede Nacional de Recuperação de Ativos (Recupera), visando ao fortalecimento das unidades especializadas.
Rodney da Silva ressalta ainda que os resultados desses encontros são concretos e estratégicos. Como exemplo, ele citou as Operações Narke 1, 2 (ocorridas em 2024) e 3 (deflagrada no primeiro semestre de 2025), planejadas a partir de articulações promovidas pela Renarc.
O diretor destaca que a Senasp trabalha para fortalecer institucionalmente iniciativas que integrem as forças de segurança pública na prevenção e na repressão ao tráfico de drogas.
“A operação Narke demonstra claramente que ações coordenadas e integradas alcançam resultados expressivos e eficazes no enfrentamento à criminalidade organizada”, diz Rodney da Silva.
As três operações resultaram em:

- Operaçao Narke 1, 2 e 3