Notícias

Especialistas do Brasil e do exterior compartilham experiências sobre o combate a incêndios florestais

O encontro acontece no I Seminário Internacional de Gestão em Incêndios Florestais promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública
Publicado em 14/09/2021 15h38
Especialistas do Brasil e do exterior compartilham experiências sobre o combate a incêndio florestal.jpg

- Foto: Isaac Amorim/MJSP

Brasília, 14/09/2021 — Identificar boas práticas e compartilhar experiências na área da segurança pública, com foco no combate a incêndios. Esses são alguns dos objetivos do I Seminário Internacional de Gestão em Incêndios Florestais realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), entre os dias 14 e 17 de setembro, em Brasília (DF).

O seminário reúne autoridades e profissionais civis e militares, do governo federal, dos estados e do Distrito Federal atuantes nas ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no Brasil, com palestras de representantes nacionais e dos Estados Unidos, Canadá, Portugal e Austrália.

A iniciativa tem como foco a coleta de informações que permitam padronizar táticas e técnicas de combate a incêndios, para subsidiar a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) na implementação de políticas públicas que visem à efetividade dos Corpos de Bombeiros Militares e demais atores envolvidos.

Durante a abertura do seminário, o secretário adjunto da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Juruebi de Oliveira Júnior, destacou a relevância da realização do seminário por trazer um tema importante e recorrente, principalmente, pela devastação que causa em muitas regiões do Brasil e do mundo.

“A Secretaria Nacional de Segurança Pública, como indutora de políticas públicas, promove ações para a proteção da vida e da preservação ambiental. Esperamos que os resultados alcançados possam nos conduzir à padronização de conhecimentos, de técnicas e de equipamentos nessa tão difícil e árdua tarefa de preservar e de proteger os biomas brasileiros”, frisou o secretário adjunto durante cerimônia de abertura do evento.

Foto: Isaac Amorim/MJSP 

Ação

O evento reúne, em Brasília, cerca de 100 profissionais atuantes nas ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no Brasil. Na programação, serão apresentados palestras, mesas redondas, debates, oficinas temáticas com foco na gestão de incêndios, integração e compartilhamento de ideias.

Ao final, serão criados grupos de trabalho para discutir o assunto, com o intuito de aprimorar questões legislativas e operacionais de atuação no combate aos incêndios florestais. Além disso, a ideia é apresentar uma minuta de projeto de lei de manejo integrado do fogo. 

Jornada

O I Seminário Internacional de Gestão em Incêndios Florestais faz parte da I Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, uma iniciativa inédita do MJSP, que começa neste mês e será realizada em sete etapas, com a discussão de temas como Valorização dos Profissionais da Segurança Pública; Encontro Nacional de Gestores de Estatísticas de Segurança Pública; Policiamento Rural – Práticas Exitosas; Município, Segurança Pública e Criminalidade; Segurança nas Fronteiras – Integração e Apoio Mútuo; e Violência Doméstica e Contra a Mulher.

Justiça e Segurança