Notícias
SEGURANÇA PÚBLICA
Com apoio do MJSP, Polícias Civis do Ceará e do Rio Grande do Sul deflagram operação contra falsos advogados
Foto: Divulgação
Brasília, 27/03/2025 – Uma ação conjunta da Polícias Civis do Ceará e do Rio Grande do Sul desarticulou, nesta quinta-feira (27), uma quadrilha que aplicava o golpe do falso advogado, usando nomes reais de escritórios para enganar vítimas. Foram cumpridos 12 mandados de prisão temporária e 24 de busca e apreensão, em Fortaleza e Maracanaú, no Ceará. Até o momento, nove pessoas foram presas.
A forma de atuação dos criminosos era a seguinte: eles escolhiam uma vítima e diziam que ela tinha valores de precatórios a receber. Então, exigiam depósitos via PIX, simulando taxas, impostos e honorários. A quadrilha usava documentos falsificados com dados reais e timbres oficiais, tornando a fraude muito convincente. As investigações da Operação Charlatan começaram no Rio Grande do Sul, onde os policiais civis descobriram que os golpistas, que moravam no Ceará, escolhiam pessoas para aplicar o golpe nas cidades gaúchas. Até o momento, cerca de 30 vítimas foram identificadas e tiveram um prejuízo de mais de R$ 700 mil.
O nome da operação faz referência ao charlatanismo, prática de enganar os outros simulando qualidades ou profissões para obter vantagem ilícita.
Integração
O diretor de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), Rodney da Silva, destacou a atuação do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), que, de forma integrada com as Polícias Civis, foi fundamental na prisão dos envolvidos. “Disponibilizamos para os policiais tecnologia e nossa área de inteligência para combater fraudes digitais e romper redes criminosas, que operam no ambiente digital. Seguiremos firmes no apoio a ações qualificadas de proteção da cidadania.”
Para cumprir os mandatos, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul contou a colaboração dos agentes do Ceará, totalizando o efetivo de 60 profissionais, além do apoio por meio do Ciberlab, da Diopi, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).