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Senacon alerta para recall de veículos

GM, Fiat e Honda verificaram problemas no cinto de segurança e air bag
Publicado em 05/06/2015 13h48

Brasília, 5/6/15- A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça informa que três empresas protocolaram Campanha de Chamamento (Recall) para os veículos Chevrolet Malibu, Jeep Cherokee e Honda Fit, Civic e CR-V.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Chevrolet Malibu: A empresa General Motors do Brasil Ltda. protocolou Campanha de Chamamento para inspeção e eventual substituição do sistema de ancoragem dos cintos de segurança dianteiros e traseiros dos veículos Chevrolet Malibu, modelos 2011, 2012 e 2013, produzidos de 28 de junho de 2010 até 11 de agosto de 2013.

De acordo com a GM, a Campanha abrange 1.946 automóveis colocados no mercado de consumo, com numeração final de chassi, não seqüencial, compreendida entre o intervalo BF113693 a DB077319, distribuídos da seguinte forma pelos estados da Federação.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a GM destacou que foi constatada “não conformidade no processo de produção do fecho duplo do cinto de segurança do banco traseiro, bem como um desgaste do cabo tensionador dos cintos de segurança dos bancos dianteiros”. Diante disso, "as não conformidades podem acarretar o desprendimento dos cintos de segurança, impossibilitar o afivelamento ou o torná-los inoperantes, deixando os ocupantes do veículo desprotegidos em eventual colisão, com riscos de lesões físicas graves e fatais".

Jeep Cherokee: A empresa FCA Fiat Chrysler Automóveis do Brasil Ltda. protocolou Campanha de Chamamento para reprogramação do software do módulo de air bag (ORC) dos automóveis Jeep Cherokee, ano/modelo 2014 e 2015, fabricados entre 01 de janeiro de 2013 e 19 de novembro de 2014. 

De acordo com a FCA, a Campanha abrange 338 veículos colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não seqüencial, compreendida entre o intervalo 1C4PJMBS1EW252880 a 1C4PJMDSXFW599946.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a FCA destacou ter constatado a “possibilidade do software do módulo de air bag (ORC) atualmente instalado nos veículos, em ocasiões significativas de inclinações da carroceria, em especial durante situações de direção 'off road' (fora de estrada), acionar indevidamente o air bag de cortina lateral e/ou air bags laterais inseridos nos bancos” e que “o acionamento indevido do air bag de cortina lateral e/ou dos air bags laterais dos bancos possibilita a ocorrência de acidentes, com consequentes danos físicos e materiais ao motorista, demais passageiros e ou terceiros”.

Honda Civic, Fit e CR-V: A empresa Honda Automóveis do Brasil Ltda. protocolou Campanha de Chamamento para substituição do insuflador do sistema de air bag dos veículos Fit, Civic e CR-V, fabricados entre 05/01/2004 e 21/12/2008. 

De acordo com a Honda, a Campanha de Chamamento, com início em 1º de junho de 2015, abrange 290.361 automóveis colocados no mercado de consumo, com numeração final de chassi, não seqüencial, compreendida entre o intervalo 4Z115900 e 9ZB00001, para pos veículos Honda Fit; 4Z101249 e 9Z500001, para pos veículos Honda Civic; e 4C204660 e 9G501320, para pos veículos Honda CR-V.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Honda destacou ter sido constatado que  "o insuflador do sistema de retenção suplementar (air bag), produzido pelo fornecedor Takata Corporation, poderá apresentar expansão com intensidade acima do previsto no projeto”. Nessa condição, ocorrerá a “possibilidade de projeção dos fragmentos no interior do veículo, o que em situações extremas, poderá causar danos materiais e lesões graves ou até mesmo fatais aos ocupantes e/ou terceiros”.

Serviço 

Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800-702-4200 ou do site www.chevrolet.com.br

Na empresa FCA, por meio do telefone 0800 703 7150  ou pelo site www.jeep.com.br .

Na empresa Honda, por meio do telefone 0800 701 3432 ou pelo site: www.honda.com.br/recall/autos.

Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – http://portal.mj.gov.br/recall.

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