Notícias
Brasil sedia evento sobre participação social e integridade pública
Foto: divulgação
Brasília, 02/12/2024 - O Distrito Federal será sede do maior encontro voltado à publicação e ao uso de dados da América Latina e do Caribe, e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) marcará presença, nesta sexta-feira (6), na oficina Insights Comportamentais: Participação Social e Integridade Pública. O objetivo é contribuir com sugestões para ampliar a atuação popular com o uso de conceitos e aplicações das ciências comportamentais.
O Brasil sedia pela primeira vez o evento América Aberta 2024 — Conexão sem Fronteiras, de terça-feira (3) a sexta-feira (6), no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília (DF). São esperadas 500 pessoas.
Sob a responsabilidade da Controladoria-Geral da União (CGU), a iniciativa reunirá especialistas, profissionais de pesquisa, além de líderes do Governo Federal e da sociedade civil, para discutir e promover o uso de dados abertos, a transparência, o acesso à informação e outros assuntos relevantes para a região.
Programa Integrijusp
O Programa de Integridade do MJSP (Integrijusp) consiste no conjunto de políticas, diretrizes e estratégias voltadas à construção e ao fortalecimento da cultura ética; à prevenção e ao combate à corrupção, à fraude e aos desvios de conduta; ao respeito às leis, às normas e às regras vigentes (ideia de compliance); à adoção de procedimentos de gerenciamento de riscos; e ao aperfeiçoamento dos controles internos da gestão.
O coordenador-geral de Controle Interno, Transparência, Integridade e Riscos (AECI), do MJSP, Adenisio Alvaro Oliveira de Souza, vai debater com representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e participantes do evento, das 9h às 10h45, insights sobre o fenômeno do desengajamento moral e a ampliação da participação social nos programas de integridade.
“A perspectiva é que as pessoas saiam do evento com a ideia de se trabalhar a inovação, com a prática de Governo Aberto, na elaboração, produção e monitoramento de políticas públicas como uma construção conjunta entre sociedade e governo”, explica Alvaro.
Atividades
O América Aberta abrange um conjunto de atividades, como o Encontro Aberto para uma Região Aberta (AbreLatam), a Conferência Regional para Dados Abertos da América Latina e Caribe (ConDatos), a Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br), a Semana de Dados Abertos e o Encontro de Governo Aberto.
O evento é organizado com a coordenação de uma comissão formada pela CGU, pela Open Knowledge Brasil (OKBR), pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e pelo Colaboratório de Desenvolvimento e Participação da Universidade de São Paulo (Colab/USP).
Participam também, como organizadores: a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Iniciativa Latino-Americana de Dados Abertos (Ilda), a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Aliança para Governo Aberto (OGP) e a Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL). Entre os patrocinadores estão: Jusbrasil, ApexBrasil, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Instituto Serzedello Corrêa.
Serviço
América Aberta 2024 — Conexão sem Fronteiras
Data: 3 a 6 de dezembro de 2024
Local: Instituto Serzedello Corrêa, Brasília (DF)