Notícias
POLÍTICA SOBRE DROGAS
Brasil, Chile e Uruguai discutem criação de indicadores para prevenção ao uso de drogas no Mercosul
Foto: Isaac Amorim/MJSP
Brasília, 17/01/2025 – Avançar na construção de indicadores comuns para a prevenção ampliada ao uso de drogas no Mercosul foi o objetivo da oficina virtual promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), nesta sexta-feira (17), em Brasília (DF).
Segundo a diretora de Prevenção e Reinserção Social, da Senad, Nara Araújo, o encontro foi uma oportunidade para debater a prevenção com base em evidências e o alinhamento de ações, inicialmente, entre Brasil, Chile e Uruguai.
“Discutimos sistemas preventivos sob uma perspectiva de prevenção ampliada e a possibilidade de indicadores comuns para o monitoramento e a avaliação efetivos das ações”, afirmou Nara. A intenção, conforme ela, é estender essa discussão para mais países do Mercosul.
A chefe de gabinete da Senad, Ana Luiza Bandeira — que representou a secretária Marta Machado no evento —, destacou que o encontro foi importante para dar continuidade às discussões sobre os desafios relacionados à prevenção ao uso de drogas na América Latina. A Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas (Cicad), da Organização dos Estados Americanos (OEA), que igualmente cumpre importante papel em promover espaços para que esses debates ocorram, também participou da oficina virtual.
“Buscamos enriquecer o debate e fortalecer a construção de estratégias conjuntas e colaborativas. A participação de investigadores especialistas foi valiosa para fomentar as discussões e contribuir com perspectivas técnicas e inovadoras”, avaliou Ana Luiza.
A programação contou com dois painéis. O primeiro intitulado Monitoramento e Avaliação: Indicadores Comuns para a Região; e o segundo Prevenção Ampliada: A Relevância de Considerar uma Perspectiva Ampliada da Prevenção em Contextos de Desigualdades Sociais.
Participaram como debatedores a chefe da Divisão de Programação do Serviço Nacional para a Prevenção e Reabilitação do Consumo de Drogas e Álcool do Chile, Francisca Oblitas; a assessora da Secretaria Nacional de Drogas do Uruguai, Denisse de Moraes; e a chefe da Unidade de Redução da Demanda da Cicad, Jimena Kalawski.