Notícias
Bombeiros recebem treinamento para atuar em resgate com a ajuda de cães
Brasília, 12/08/2022 – Alagamentos, rompimentos de barragens e desabamentos são algumas das situações em que a atuação de bombeiros com a ajuda de cães são cruciais para o salvamento das vítimas. Dessa forma, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) vai oferecer, a partir da próxima segunda-feira (15), a segunda edição do Curso Interinstitucional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CBRESC), em Xanxerê, Santa Catarina (SC).
A capacitação, voltada para profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), unifica as ações de busca com o reforço dos cães e uniformiza a comunicação entre equipes de todo o Brasil. Além de desenvolver o Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães.
A iniciativa da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen/MJSP) reúne 31 bombeiros militares dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. No total, 17 cães farejadores farão parte do treinamento.
Os instrutores possuem vasta experiência nesse tipo de cenário e são integrantes do Comitê de Busca, Resgate e Salvamento com Cães - Conabresc. O curso acontece em parceria com o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) e segue até o dia 7 de setembro.
Capacitação
A 1ª edição do Curso Interinstitucional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CBRESC) foi realizada em maio deste ano, em Cáceres, no Mato Grosso. Na ocasião, outros 31 servidores de 14 estados foram capacitados: Acre, Amazonas, Amapá, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Tocantins.