Notícias
CAPACITAÇÃO
Auditores de Tribunais de Contas estaduais participam de workshop sobre funcionamento do Sinesp
Workshop Sinesp 360, que ocorreu no Instituto Serzedelo Corrêa, no TCU, foi ministrado para auditores dos TCEs compreenderem o funcionamento e as possibilidades da plataforma de governança de dados públicos. Foto: Miguel Ribeiro/TCU
Brasília, 26/06/2025 – Compreender o funcionamento do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp) foi o objetivo dos participantes do primeiro Workshop Sinesp 360 — Informações que Protegem. As atividades começaram na quarta-feira (25) e se encerraram nesta quinta-feira (26), no Instituto Serzedelo Corrêa, na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília (DF).
O evento proporcionou aos membros do Tribunal de Contas da União (TCU) e a auditores dos Tribunais de Contas dos Estados (TCEs), de 11 unidades da Federação, uma compreensão integrada e estratégica sobre o programa de governança de dados públicos, abordando tanto sua natureza sistêmica e legal, como sua plataforma tecnológica. Promovido pela Diretoria de Gestão e Integração de Informações (DGI), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o Workshop contou com a parceria do TCU.
Durante os dois dias, os servidores dos tribunais foram apresentados ao ecossistema do Sinesp e exploraram as possibilidades de interação entre a DGI e os TCEs. Eles conheceram as possibilidades de melhoria da qualidade dos dados de segurança pública em âmbito estadual. A diretora da DGI, Vanessa Fusco, acredita que esse diálogo técnico com o TCU e os TCEs fortalece a transparência, aumenta a confiabilidade dos dados e aprimora a atuação conjunta na construção de políticas públicas mais eficazes para a segurança.
“Nossa expectativa é que essa troca promova aproximação entre a Senasp e os órgãos de controle externo. Ao promovermos esse diálogo técnico com o TCU e os TCEs, buscamos fortalecer a transparência, a confiabilidade dos dados e a atuação conjunta na construção de políticas públicas mais eficazes para a segurança. Nossa expectativa é que essa troca gere avanços concretos na integração e na qualificação das informações em nível nacional e estadual”, ressaltou Vanessa Fusco.
Sinesp 360
O nome Sinesp 360 representa uma visão global e sistêmica do ecossistema, que vai além de soluções tecnológicas. Como previsto na Lei nº 13.675/2018, o Sinesp é um dos pilares do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), funcionando como instrumento de governança de dados, com forte caráter estruturante, normativo e federativo.
Compreensão técnica e institucional
O workshop atendeu a uma solicitação do TCU, com o intuito de qualificar a compreensão técnica e institucional sobre o Sinesp. “Buscamos fortalecer a transparência, a confiabilidade dos dados e a atuação conjunta na construção de políticas públicas mais eficazes para a segurança”, concluiu a diretora.