Notícias

Anderson Torres toma posse como ministro da Justiça e Segurança Pública

Delegado de Polícia Federal, novo ministro comandava a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal
Publicado em 30/03/2021 18h43 Atualizado em 02/04/2021 18h42
Ministro.png

Brasília, 30/03/2021 – O delegado de Polícia Federal Anderson Torres tomou posse, nesta terça-feira (30), como ministro da Justiça e Segurança Pública. A escolha do novo ministro foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro na segunda-feira (29).

O novo titular da Pasta ocupava, desde 2019, o cargo de secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, onde foi responsável, em 2020, pelos menores índices de homicídios do DF nos últimos 41 anos. Anderson Torres tem experiência em ciência policial, investigação criminal e inteligência estratégica. Coordenou as principais investigações voltadas ao combate ao crime organizado na Superintendência da Polícia Federal, em Roraima, de 2003 a 2005.

Entre 2007 e 2008, esteve à frente de toda a atividade de inteligência da Polícia Federal na repressão a organizações criminosas de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. No período de 2008 a 2011, teve sob sua responsabilidade a administração da parte técnica e logística da Diretoria de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal e suas congêneres regionais.

O novo ministro da Justiça e Segurança Pública também atuou na coordenação de comissões sobre temas relacionados à segurança pública e combate ao crime organizado na Câmara dos Deputados. Antes de integrar a Polícia Federal, Torres foi papiloscopista da Polícia Civil do Distrito Federal.

Perfil

Natural de Brasília (DF), Anderson Torres é formado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília e faz parte do quadro da Polícia Federal desde 2003. Especialista em Ciência Policial e Investigação Criminal em Segurança Pública e com formação em Inteligência Estratégica pela Escola Superior de Guerra, Anderson sempre teve uma atuação focada na repressão e no combate ao crime organizado. O novo ministro foi professor da Academia de Polícia Civil do estado de Roraima, da Academia da Polícia Militar do Distrito Federal e da Academia Nacional de Polícia.

 

AndersonTorresMinistrodaJustia.jpg