Notícias

Agenda Segurança Pública 2021: Ministro André Mendonça anuncia ações do governo Federal em conjunto com o RN e homenageia profissionais de segurança pública do Estado

Visita do ministro marca a adesão do RN ao Programa VIGIA e a busca pelo fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP)
Publicado em 12/02/2021 10h24 Atualizado em 15/02/2021 08h52
Agenda Segurança Pública.png

Natal, 12/02/2021 - O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, chegou em Natal (RN), nesta sexta-feira (12), para acompanhar ações da “Agenda Segurança Pública 2021. Sistema Único de Segurança Pública fortalecido, cidadão mais seguro”.

A ação faz parte das estratégias do Ministério da Justiça e Segurança Pública para uma atuação conjunta, sistêmica, integrada e coordenada do governo Federal com os Estados no combate ao crime organizado e à criminalidade violenta. Dessa forma, buscase o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), instituído pela Lei 13.675/2018.

O ministro acompanha o trabalho das forças de segurança pública na operação “Integração 167”, que tem como objetivo fortalecer o trabalho ostensivo e dar cumprimento a mandados de prisão em Natal (RN). André Mendonça se encontra, ainda, com profissionais e gestores da Segurança Pública do Estado para debater as realidades locais em busca de soluções conjuntas que atendam as demandas do Estado na área de Segurança Pública.

Ações

Nesta sexta-feira (12), em cerimônia com a presença do ministro André Mendonça e da governadora Fátima Bezerra, será assinado o Acordo de Cooperação que marca a adesão do Rio Grande do Norte ao Programa Nacional de Segurança das Fronteiras e Divisas (VIGIA) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Atualmente presente em onze Estados, o VIGIA conta com três eixos de atuação no combate ao crime organizado: Operação Hórus, Capacitações e Aquisições de Equipamentos e Sistemas. No eixo operações, o VIGIA promove a atuação conjunta entre forças de segurança estaduais e federais no combate ao crime organizado. Em todos os Estados onde está presente, o Programa já apreendeu mais de 770 toneladas de drogas, gerando prejuízo de R$ 2,5 bilhões ao crime organizado.

O Rio Grande do Norte também já integra as Forças-Tarefas SUSP de Combate ao Crime Organizado, plano lançado pelo Ministério, em janeiro, e cujo trabalho será também discutido durante a visita do ministro a Fortaleza.

Investimentos

A visita também marca o repasse, pelo governo federal, de R$ 26 milhões para o Rio Grande do Norte investir em aquisições de equipamentos, viaturas e capacitações dos profissionais. Os recursos são do Fundo Nacional de Segurança Pública.

Além disso, mais de mil profissionais de Segurança Pública do Rio Grande do Norte foram capacitados por meio de cursos oferecidos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Homenageados

Em Natal (RN), o ministro André Mendonça entregará o Diploma de Honra ao Mérito da Segurança Pública e Defesa Social a seis profissionais de segurança pública do Estado que se destacaram no cumprimento de suas funções.

A homenagem foi instituída pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (Portaria nº 38/2020) para reconhecer e homenagear agentes da segurança pública, personalidades ou instituições que tenham se destacado em atuações, ações e contribuições em prol da área e dos assuntos da segurança pública e defesa social.

Sargento Francisco Edmilson da Silva (Indicação Post Mortem - Polícia Militar): Sempre atuou com esmero exemplar e zelo profissional às suas funções, demonstrando entre tantas virtudes, elevados níveis de compromisso, responsabilidade, dedicação, profissionalismo e abnegação. Foi morto a tiros no dia 18/12/2020, no bairro Potengi, na Zona Norte de Natal (RN), crime que causou clamor público.

Sargento Sandro Braz de Assis (Polícia Militar): Participou diretamente em ocorrências que culminaram com prisões de criminosos e recuperação de veículos, durante os mais de 15 anos como operador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), gerando importante contribuição em prol da Segurança Pública.

Sargento Mauro Herôncio da Silva (Polícia Militar): Por desempenhar com esmero exemplar e zelo profissional às suas funções, demonstrando entre tantas virtudes, elevados níveis de compromisso, responsabilidade, dedicação, profissionalismo e abnegação para o crescimento coletivo do grupo.

Sargento João Batista Nunes (Corpo de Bombeiros Militar): Por feitos de relevância, particularmente por ter se destacado como Soldado Bombeiro Militar, no comando de frações da tropa, atuando nas enchentes do vale do Rio Açu e do Rio Mossoró, em duas grandes cheias e, também, por atuar com destaque, como Sargento Comandante de Guarnição, na Unidade do Corpo de Bombeiros, no município de Pau dos Ferros (RN), gerando importante contribuição em prol da Segurança Pública.

Agente Rubens Pergentino de Araújo (Polícia Civil): Atuação profissional relevante em prol da Segurança Pública e exerceu uma ação que culminou com a prisão de seis indivíduos, suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada em arrombamentos e explosões de caixas eletrônicos, bem como integrou e atuou com presteza na ForçaTarefa (RN).

Ivanilma Carla da Silva (Polícia Penal): Primeira policial penal a exercer a função de Secretária Adjunta da SEAP/RN. Exerceu inquestionável liderança, contribuindo para o aparelhamento e modernização do sistema prisional, nunca visto anteriormente, trazendo harmonia, reconhecimento e valorização profissional que permitiu excelente resultado no combate à pandemia de COVID-19.

Fernando de Souza Marinho (Perícia do Estado): Atualmente está exercendo suas atividades como Diretor do Instituto Médico Legal (IML), apresentado relevante desempenho em suas atividades, sempre interessado na atividade científica, apresentou vários trabalhos nos temas de Odontologia Legal, demonstrando o elevado desempenhado no exercício de suas atividades profissionais e contribuindo de forma decisiva para evolução da IML e para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP/RN).

 

 

Justiça e Segurança