CEP e CAIXA concluem primeira turma do Curso de Práticas Conciliatórias
Nos dias 17 e 18 de novembro, a Comissão de Ética Pública (CEP), em parceria com a Caixa Econômica Federal (CAIXA), realizou a primeira turma do Curso de Práticas Conciliatórias, no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica nº 001/2025. A capacitação, realizada presencialmente em Brasília, foi voltada para servidores que atuam nas comissões de ética setoriais da Administração Pública Federal direta e indireta.
A oficina prática reuniu 20 participantes e foi conduzida pelos instrutores Tulio Meirelles Seidl e Valeria Lucia Martins de Oliveira, com apoio técnico e jurídico de Heloisa Ramos M. de Araujo Bittencourt, todos empregados da CAIXA.
O curso teve como foco o desenvolvimento de competências para atuação conciliatória na resolução de conflitos interpessoais, de forma preventiva, conforme previsto na Resolução CEP nº 21/2025. A proposta é promover soluções consensuais antes da instauração formal de processos de apuração ética.
Avaliação
A ação foi amplamente aprovada pelos participantes, que atribuíram notas máximas a quase todos os quesitos avaliados, como qualidade dos conteúdos, estratégias utilizadas, atividades práticas e utilidade dos conhecimentos para aplicação no contexto das comissões de ética. Entre os destaques da metodologia estiveram a abordagem sobre Comunicação Não-Violenta (CNV), escuta ativa e empatia (baseada na Teoria U), bem como reflexões sobre os desafios contemporâneos do diálogo.
Impacto positivo e continuidade
A avaliação evidencia, ainda, que os objetivos propostos foram alcançados e que os participantes reconheceram o valor das atividades realizadas, refletindo em um impacto positivo no aprendizado coletivo e no desejo de implantar a mediação no âmbito das respectivas comissões de ética. A iniciativa contribui para a construção de uma cultura ética baseada no diálogo, na escuta qualificada e na prevenção de conflitos.
Ainda estão previstas outras três turmas: nos dias 1º e 2 de dezembro, para integrantes de comissões de ética de Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista; e nos dias 8, 9, 11 e 12 de dezembro, para Instituições Federais de Ensino.
Novas edições acontecerão ao longo de 2026. As datas serão divulgadas no início do próximo ano, pelos canais oficiais da Comissão de Ética Pública.
Mais informações pelo e-mail: eticase@presidencia.gov.br