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Info

Ranking de Avaliação de Serviços e Órgãos


Confira a posição dos serviços e órgãos do Governo Federal na Avaliação de Satisfação de Usuários e como cada um foi calculado, de acordo com a Portaria SGD/ME nº 1.083 de 14 de fevereiro de 2025.


O que é o ranking de serviços?

O ranking de serviços é construído a partir de um indicador baseado nas notas de avaliação de satisfação enviadas pelos usuários de serviços públicos.

Como é calculada a nota final dos serviços?

Publicada no primeiro dia do mês, de acordo com os seguintes critérios:

  • calculada a partir da média das notas de satisfação recebidas nos 12 meses anteriores à data da publicação;
  • notas médias ponderadas pelo tempo: avaliações mais recentes têm peso maior que avaliações mais antigas.

Todos os serviços públicos estão no ranking?

Não. Os seguintes conjuntos de serviços não estão no ranking:

  • serviços que não estão integrados à ferramenta de Avaliação de Satisfação disponibilizado pela SGD;
  • serviços integrados que não atingiram o volume mínimo de 50 avaliações nos 12 meses anteriores à data da publicação do ranking.

Ranking de Avaliação de Serviços

O que é o ranking de órgãos?


O ranking de órgãos reflete dois componentes do modelo de qualidade: de um lado, a satisfação dos usuários com o conjunto de serviços oferecidos por um determinado órgão; de outro, a adesão dos órgãos à ferramenta de Avaliação de Satisfação. Por essa razão, baseia-se em um índice construído a partir de dois indicadores:

  • nota de satisfação: reflete a avaliação de satisfação dos usuários com o conjunto de serviços do órgão;
  • nota de adesão à avaliação de satisfação: mede a adesão do órgão à ferramenta de Avaliação de Satisfação. Órgãos com grande volume de serviços integrados terão nota maior que órgãos com poucos serviços integrados.

Como é calculada a nota final dos órgãos?

No primeiro dia de cada mês, é calculada uma média simples dos indicadores de satisfação e adesão à avaliação de satisfação, através dos seguintes métodos:

  • nota de satisfação: é uma média ponderada das notas de avaliação de satisfação recebidas pelo conjunto de serviços de um determinado órgão no ranking de serviços (descrito acima);
  • nota de adesão à avaliação de satisfação: nota atribuída a cada órgão, considerando duas dimensões:
    • quantidade de serviços oferecidos pelo órgão;
    • percentual de adesão dos serviços do órgão à API de avaliação.

Nota de adesão Órgão pequeno (até 20 serviços) Órgão médio (21 a 80 serviços) Órgão grande (81 ou mais serviços)
Nota 3 Até 60% dos serviços aderentes Até 50% dos serviços aderentes Até 40% dos serviços aderentes
Nota 4 61% a 90% dos serviços aderentes 51% a 80% dos serviços aderentes 41% a 70% dos serviços aderentes
Nota 5 Mais de 90% dos serviços aderentes Mais de 80% dos serviços aderentes Mais de 70% dos serviços aderentes

A tabela acima apresenta as notas atribuídas considerando os aspectos adesão e volume.

Ranking de Avaliação de Órgãos


Todos os órgãos estão no ranking?

Não. Os seguintes conjuntos de órgãos não estão no ranking:

  • órgãos cujos serviços não estejam integrados à ferramenta de Avaliação de Satisfação dos serviços disponibilizado pela SGD;
  • órgãos cujos serviços integrados à ferramenta de Avaliação de serviços não atingiram um volume mínimo de 50 avaliações nos 12 meses anteriores à data da publicação do ranking.


Nota importante: Se seu serviço ou órgão não cumpre os critérios para ser incluído no ranking, você poderá encontrar os dados da avaliação através do Painel de Monitoramento dos Serviços, clicando aqui.



Quer entender em detalhes como foram calculados os rankings? Acesse aqui a nota técnica com as regras detalhadas.


Links de apoio aos gestores

Encontre a informação desejada:


Solicitar Credenciais de Integração
Obtenha credenciais para integração com a API de Avaliação.
Manual de Integração com a API de Avaliação
Passo-a-passo para integrar seu serviço API de Avaliação.
Portaria SGD/MGI Nº 1.083/2025
Dispõe sobre a avaliação de satisfação públicos e estabelece padrões de qualidade.
Painel de Monitoramento de Serviços
Os gestores poderão verificar o nível de cada serviço realizando o autodiagnóstico.
Laboratório de Qualidade LabQ
Um laboratório de experimentação e (re)desenho de serviços públicos digitais.
Ranking de Serviços
Este painel apresenta as principais estatísticas dos dados de avaliação de satisfação dos serviços públicos federais disponíveis no portal gov.br.
Perguntas Frequentes
Tire suas dúvidas sobre API de Avalição dos serviço digitais.
Tirar Dúvidas ou Solicitar Ajuda
Canal de suporte para assuntos relacionados a API de Avaliação.
Nível de Maturidade
Ferramenta padronizada que identifica a presença de padrões de qualidade.
Padrões de Qualidade
Servem como referência de uma situação ideal a ser buscada para a oferta de serviços públicos por meio eletrônico.
Para um contato rápido, envie um e-mail para nossa equipe:
 

labq@gestao.gov.br


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