III - Um Governo Inteligente e Inovador
O princípio "Inteligente e Inovador" visualiza um governo que utiliza a tecnologia e os dados como ferramentas chave para otimização, mantendo uma postura proativa e aberta a novas ideias para atender as necessidades dos cidadãos e organizações. Este governo busca evoluir e melhorar constantemente em benefício da sociedade, utilizando dados para tomar decisões informadas, melhorar a eficiência dos serviços e antecipar demandas. Tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) permitem automatizar processos, reduzir tempos de espera e aumentar a precisão. O aprendizado contínuo capacita os servidores a transformar informações em ações eficazes, promovendo transparência e responsabilidade. Um governo inovador adota uma mentalidade de experimentação, colaborando com startups, academia e setor privado, e adotando tecnologias emergentes como blockchain e Internet das Coisas (IoT) para melhorar os serviços públicos. A promoção de uma cultura de inovação e a qualificação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) são essenciais para a transformação digital. Para alcançar essa visão de um governo inteligente e inovador, foram estabelecidos os seguintes objetivos e iniciativas:
Objetivo 6
Fomentar o uso inteligente de dados pelos órgãos do governo
Iniciativa 6.1: Personalizar a comunicação digital em, pelo menos, 50 (cinquenta) serviços públicos digitais, de modo que aumente a proatividade do governo na antecipação das necessidades dos cidadãos, no âmbito da Infraestrutura Nacional de Dados - IND, até 2026.
Iniciativa 6.2: Disponibilizar canal digital personalizado e seguro para comunicação com o cidadão, dentro da plataforma GOV.BR, de modo a aumentar a confiança no governo, até 2025.
Iniciativa 6.3: Disponibilizar plataforma de infraestrutura para desenvolvimento e implantação de modelos de inteligência artificial no Poder Executivo federal, no âmbito do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial - PBIA, até 2026.
Iniciativa 6.4: Implantar um núcleo de estruturação de projetos e experimentação de soluções com inteligência artificial aplicada a políticas públicas e serviços públicos, no âmbito do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial - PBIA, até 2025.
Iniciativa 6.5: Realizar, no mínimo, 25 ciclos de estruturação de projetos com inteligência artificial, no âmbito do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), para aumentar a maturidade em IA dos serviços públicos federais, até 2026.
Iniciativa 6.6: Publicar boas práticas de governança, avaliação de risco e ética nas soluções de inteligência artificial, no âmbito do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial - PBIA, até 2026.
Iniciativa 6.7: Ampliar o uso da IA no setor público, com a disponibilização de 5 guias orientativos por meio do Núcleo de IA, até 2026.
Iniciativa 6.8 Promover o levantamento anual sobre adoção da Inteligência Artificial, no âmbito do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial - PBIA, até 2026.
Iniciativa 6.9: Realizar a experimentação de 10 projetos em Inteligência Artificial por meio do Núcleo de IA, no âmbito do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), para aumentar a maturidade em IA dos serviços públicos federais, até 2026.
Iniciativa 6.10: Atingir 60% de órgãos do SISP com soluções de IA implantadas que observem questões éticas em seu uso e desenvolvimento, para melhoria dos serviços públicos, até 2026.
Iniciativa 6.11: Ampliar o uso da IA no setor público, com a disponibilização de 9 trilhas de capacitação por meio do Núcleo de IA, até 2026.
Objetivo 7
Fomentar o ecossistema de inovação aberta
Iniciativa 7.1: Ampliar em 50% (cinquenta por cento) os ciclos de inovação aberta realizados no âmbito da Plataforma Desafios, até 2027.
Iniciativa 7.2: Ampliar em 40% (quarenta por cento) os ciclos de ideação, aceleração ou incubação de soluções para problemas públicos realizados no âmbito da Plataforma Desafios, até 2027. /p>
Iniciativa 7.3: Lançar, anualmente, 3 (três) publicações ou cursos sobre compras públicas de inovação, até 2027.
Iniciativa 7.4: Realizar, anualmente, 1 (um) evento de inovação de grande porte, até 2027.
Iniciativa 7.5: Realizar, no mínimo, 3 (três) contratações centralizadas de bens e serviços inovadores e de encomenda tecnológica até 2026.
Iniciativa 7.6: Implementar 180 (cento e oitenta) iniciativas integradas ao Ecossistema de Saúde Digital por meio do Laboratório de Inovação em Saúde Digital no SUS, até 2027.
Objetivo 8
Desenvolver habilidades digitais dos servidores
Iniciativa 8.1: Realizar 8 (oito) eventos sobre Tecnologias Emergentes e transformação digital, até 2027.
Iniciativa 8.2: Capacitar pelo menos 50% dos gestores de TIC da administração pública federal direta, autárquica e fundacional nos temas de gestão, liderança e tecnologias emergentes, para ampliar competências e aprimorar a gestão, até 2026.
Iniciativa 8.3: Disponibilizar portal, que ofereça cursos em tecnologias emergentes e transformação digital, até 2026.
Iniciativa 8.4: Disponibilizar 2 (dois) cursos de capacitação EAD em processo administrativo eletrônico até 2025.
Iniciativa 8.5: Aprimorar as ações de governo aberto por meio da capacitação de 1.000 (mil) pessoas que atuam com ecossistema de dados, em temas relacionados à governança e abertura de dados, até 2027.
Iniciativa 8.6: Implementar ações de capacitação em acessibilidade digital para garantir que, pelo menos, 60% dos órgãos da administração pública federal tenham servidores capacitados, até 2026.
Iniciativa 8.7: Capacitar 3.000 servidores em Governança de Dados, a fim de impulsionar a maturidade de dados no serviço público, até 2026..