Notícias
GOVERNO DO BRASIL NA RUA
MGI leva serviços do GOV.BR à população de Belém e realiza 79 atendimentos durante Feira da Cidadania
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) participou, na última sexta-feira (12/6), da edição do Governo do Brasil na Rua realizada em Belém (PA). Durante a ação, equipes do ministério realizaram 79 atendimentos gratuitos voltados ao GOV.BR, principal plataforma de serviços digitais do país.
Os atendimentos realizados durante a ação em Belém incluíram criação de contas, recuperação de acesso, atualização cadastral e esclarecimento de dúvidas relacionadas ao uso da plataforma. A iniciativa busca ampliar a inclusão digital e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos.
Atualmente, o GOV.BR oferece cerca de 14 mil serviços, sendo mais de cinco mil serviços digitais do Governo federal e outros mais de oito mil serviços de estados e municípios. Com uma única conta, os cidadãos podem acessar serviços como Meu INSS, Meu SUS Digital, Carteira de Trabalho Digital, Enem, Fies, CNH Digital e a Assinatura GOV.BR.
A plataforma alcançou recentemente uma marca histórica: mais de 80 milhões de brasileiros acessaram o GOV.BR em março deste ano, o maior número já registrado em um único mês. Atualmente, mais de 177 milhões de pessoas possuem conta na plataforma. O resultado demonstra o avanço da transformação digital dos serviços públicos e reforça a importância de iniciativas presenciais que orientam a população sobre o uso das ferramentas digitais disponíveis.
Os atendimentos realizados durante a ação contaram com equipes da Superintendência Regional de Administração (SRA) e da Central de Atendimento de Pessoal (Cape), com suporte remoto da Secretaria de Governo Digital (SGD). O trabalho conjunto integra os esforços do Governo Federal para ampliar o acesso da população aos serviços digitais, promover a inclusão digital e fortalecer a cidadania digital.
A participação do MGI no Governo do Brasil na Rua reforça o compromisso de aproximar o Estado das pessoas, especialmente daquelas que enfrentam dificuldades para acessar serviços digitais ou precisam de apoio para utilizar as ferramentas disponíveis.
Promovida pela Secretaria-Geral da Presidência da República, a Feira da Cidadania reúne serviços e ações de diversos ministérios e órgãos federais em um mesmo espaço. A iniciativa já percorreu 21 cidades brasileiras, ampliando o acesso da população a políticas públicas e serviços essenciais.
O MGI participará da 22ª edição do Governo do Brasil na Rua, que será realizada em Florianópolis (SC), no dia 18 de junho. Durante a ação, equipes do ministério oferecerão atendimento gratuito à população para apoiar o acesso aos serviços digitais do Governo Federal por meio da plataforma GOV.BR.