Notícias
ARQUIVO NACIONAL
Arquivo Nacional lança exposição virtual sobre luta feminista
Imagem: Divulgação
Está disponível a exposição virtual "Feminismo, Ciência e Política" que apresenta ao público a história das conquistas dos direitos das mulheres ao longo do século XX. Seu eixo principal é o fundo "Federação Brasileira pelo Progresso Feminino", acervo documental sob a guarda do Arquivo Nacional e chancelado com o selo Memória do Mundo (nacional e internacional) da UNESCO, complementado por documentos de outros fundos da instituição.
A experiência virtual é dividida em salas. A primeira delas é dedicada à bióloga brasileira Bertha Lutz, uma das fundadoras da federação, pioneira no serviço público e na política, e uma das únicas mulheres a assinar a Carta de São Francisco, que deu origem à ONU. Na segunda sala, é apresentada uma variedade de entidades e feministas, desde as primeiras décadas do século XX até os últimos anos do mesmo.
Toda a mostra está organizada em espaço virtual em 3D, replicando as instalações do Arquivo Nacional normalmente utilizadas para exposições presenciais. Além de fotografias, publicações e ampla documentação escrita que contam a história de ativistas brasileiras e de outros países, a exposição conta com alguns filmes institucionais produzidos pelo Conselho Nacional de Defesa da Mulher, cujo fundo também se encontra sob a guarda do Arquivo Nacional.
A exposição inclui também um espaço educativo, com o objetivo de oferecer a professores e estudantes um panorama ampliado do período a partir do século XX, visando contribuir para o uso dessa documentação em propostas, projetos, conversas ou discussões, tanto nas escolas quanto entre amigos.