Notícias
IMPOSTO DE RENDA
Últimos dias para usar a declaração pré-preenchida com o GOV.BR e entregar o imposto de renda 2025
Esta é a última semana para que os brasileiros declarem o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2025. Para simplificar o processo de entrega até sexta-feira, dia 30 de maio, é possível utilizar a pré-preenchida, disponível para as pessoas que têm uma conta Prata ou Ouro no GOV.BR. Até o momento, 48,8% dos mais de 31 milhões de processos entregues foram realizados utilizando a pré-preenchida. O GOV.BR é desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
“O GOV.BR facilita a vida das pessoas e a declaração pré-preenchida é um exemplo de como um governo digital e integrado simplifica o dia a dia das pessoas”, afirma o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas. “E para quem deixou para entregar a declaração nesta última semana, reforço o pedido para que não compartilhem sua senha do GOV.BR, ela é tão importante quanto a sua senha bancária”, complementou.
Para quem não faz a própria declaração, existe a alternativa de usar o site ou app Meu Imposto de Renda, da Receita Federal do Brasil (RFB). Nele, é possível dar autorização de acesso à declaração pré-preenchida para qualquer CPF ou CNPJ, evitando assim o compartilhamento de senha.
Cadastro
Para utilizar a pré-preenchida, é preciso ter uma conta de nível Prata ou Ouro no GOV.BR. Uma conta Prata é alcançada a partir da biometria facial com a CNH, ser servidor público federal, ou fazer o login pelo banco, caso a instituição financeira seja uma das 14 que estão credenciadas. São elas: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil e PicPay/Original, BTG Pactual e Nubank.
Já para ter o máximo de segurança, é preciso ter uma conta Ouro. Para esse nível, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um certificado digital compatível com a ICP-Brasil.
Em caso de dúvidas, acesse o gov.br/conta