Notícias
GOVERNO DIGITAL
GOV.BR contribui para a recuperação da confiança da população brasileira nas instituições públicas segundo pesquisa da OCDE
A ampliação e a integração do atendimento digital por meio do GOV.BR foram itens que contribuíram para a recuperação da confiança da população brasileira nas instituições públicas. É o que revela a nova edição da Pesquisa de Confiança nas Instituições Públicas na América Latina e Caribe, realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo o levantamento, divulgado nesta semana, a confiança no Governo do Brasil passou de 26% para 38% entre 2022 e 2025, superando a média dos países da região (35%).
Atualmente, o GOV.BR possui mais de 172 milhões de usuários e possibilita o acesso a cerca de 13 mil serviços, sendo 4600 serviços digitais federais e outros 8300 de estados e municípios. Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura GOV.BR, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Na plataforma, também é possível pesquisar por serviços de acordo com o perfil da pessoa usuária, seja ela uma pessoa estudante, agricultora, turista, empreendedora e trabalhadora.
Para utilizar a plataforma, o primeiro passo é acessar a loja do seu dispositivo e fazer o download do app GOV.BR. Após abrir o aplicativo, digite seu CPF e clique em “continuar”, para criar ou alterar sua conta. No primeiro acesso, é preciso realizar o cadastro. O cidadão preenche um formulário simples e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. Todavia, esse formulário só permite o nível bronze. Nesse caso, utilizar o aplicativo é uma vantagem, pois a ferramenta já oferece automaticamente a opção para o aumento de nível de conta.
Uma conta de nível Prata é conseguida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um dos 16 bancos credenciados na plataforma.
Já para ter uma conta Ouro, que permite acesso a qualquer serviço público digital e garante uma ampla segurança para os cidadãos, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.
Em caso de dúvidas, as pessoas podem acessar o gov.br/conta ou falar com um técnico da SGD pelo gov.br/atendimento. Também é possível receber atendimento presencial sobre a plataforma, saiba onde encontrar uma unidade do Balcão GOV.BR em gov.br/presencial.
Acesse a pesquisa da OCDE, disponível em inglês.
*Com informações da CGU.