Notícias
EVENTO
Seminário discute papel estratégico das carreiras de Ciência e Tecnologia
“Transformação do Estado e a Carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia: Desafios e Perspectivas”. Este foi o tema do seminário realizado nesta sexta-feira (1/8), na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília (DF).
Organizado pela Associação dos Servidores do CNPq (Ascon), o evento reuniu representantes da área de Ciência e Tecnologia do poder público. O secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), José Celso Cardoso, participou da programação na mesa-redonda “A Carreira de Gestão em C&T e a Transformação do Estado”.
"As carreiras de Ciência e Tecnologia são fundamentais para a transformação do Estado brasileiro. Com a crescente complexidade dos desafios que enfrentamos, é essencial ter profissionais capacitados e especializados em áreas como inteligência artificial, dados e inovação", afirmou José Celso. De acordo com o secretário, esses servidores são capazes de desenvolver soluções criativas e eficientes para problemas complexos, melhorando a prestação de serviços públicos e impulsionando o desenvolvimento do país.
O secretário destacou ainda a importância das carreiras de Ciência e Tecnologia para a modernização do serviço público brasileiro, especialmente diante das rápidas transformações tecnológicas e dos desafios sociais atuais. "A presença de carreiras de Ciência e Tecnologia no Estado brasileiro ajuda a promover a inovação e a adoção de tecnologias avançadas, tornando nossos serviços públicos mais eficientes e eficazes. Estamos comprometidos em fortalecer essas carreiras e garantir que os servidores públicos tenham os conhecimentos necessários para enfrentar os desafios do futuro nesse imenso esforço de reconstrução nacional e na busca por uma sociedade mais justa".
O seminário teve como objetivo fomentar reflexões e promover o diálogo sobre os impactos das transformações em curso no Estado brasileiro e os caminhos para o fortalecimento da carreira de Gestão em Ciência e Tecnologia. A mesa de abertura contou com a presença do presidente do CNPq, Ricardo Galvão, e da presidenta da Associação dos Servidores do CNPq, Izaura Pimenta Alves de Alencar.