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Gestão lança Índice de Maturidade Digital de Serviços Públicos durante Semana da Inovação

Proposta é qualificar os serviços públicos, focando na melhoria da oferta às pessoas
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Publicado em 31/10/2024 17h00
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Gestão lança Índice de Maturidade Digital de Serviços Públicos durante décima Semana da Inovação, que aconteceu na Enap. Foto: André Corrêa

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou, nesta quinta-feira (31), durante o último dia da Semana da Inovação, o novo Índice de Maturidade Digital de Serviços Públicos. Esta ferramenta permitirá ao governo qualificar os serviços públicos em diferentes níveis de amadurecimento, focando na melhoria da oferta às pessoas. A Semana da Inovação, que chega este ano a sua décima edição com o tema “Novas Formas de Cuidar”, está sendo realizada na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília (DF).

Durante o lançamento, o Secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, destacou que o Governo Federal já digitalizou mais de 90% de seus serviços públicos, mas que é preciso avançar nesta pauta de cuidado com as pessoas a partir da melhoria de qualidade dos serviços públicos. Atualmente, o GOV.BR tem mais de 4.300 serviços totalmente digitais, atendendo a mais de 160 milhões de brasileiros que são usuários da plataforma do governo federal.
 
“O momento agora é o de colocar o foco na qualidade dos serviços, o foco no cuidado. Como é que a gente melhora a qualidade daquilo que a gente está ofertando? Como é que a gente trabalha experiência do usuário? Como é que a gente avalia? Como é que a gente escuta as pessoas? E esse trabalho tem muito a ver com isso. Esse índice é exatamente sobre isso”, explicou Mascarenhas. A previsão do ministério é divulgar os primeiros dados sobre a maturidade digital dos serviços públicos em fevereiro do próximo ano.
 
Os níveis de maturidade dos serviços públicos são compostos de sete atributos que identificam como os serviços se comportam em relação ao usuário. Além disso, cada um está intrinsicamente relacionado a uma das políticas em curso para a consolidação de um governo digital cidadão. São eles:

  • O cuidado de trazer a interoperabilidade dos dados do usuário;

  • O cuidado que está na intimidade de usar um login único de acesso;

  • O cuidado que está na oferta de múltiplos canais de atendimento;

  • O cuidado que está em se dedicar a digitalizar todas as etapas possíveis;

  • O cuidado de possibilitar avaliação de satisfação pelo usuário;

  • O cuidado de buscar alcançar a meta da avaliação de satisfação; e

  • O cuidado de escrever páginas de serviços numa linguagem que tenha utilidade para o usuário.

A presidenta da Enap, Betânia Lemos, destacou que o novo Índice de Maturidade Digital dos Serviços Públicos vai contribuir e ajudar com que o governo se organize para cada vez mais oferecer o serviço de formas simples para as pessoas. “O serviço do Estado ofertado de forma digital, ele serve para melhorar a relação do Estado com a sociedade e para permitir com que o Estado cuide melhor dos seus cidadãos. Então, com esse índice, a gente vai poder parametrizar os serviços e com isso, melhorar cada vez mais”, complementou.
 
Estados e municípios

Durante o lançamento, o secretário Mascarenhas também destacou que o modelo do índice poderá ser utilizado também por estados e municípios. “Não adianta o Governo Federal ser reconhecido por um patamar de qualidade dos serviços ou de oferta deles, e não termos estados e municípios juntos nesta jornada, temos de fazer isso em conjunto”, disse.
 
A integração federativa é um dos pilares da transformação digital brasileira, que lançou neste ano a Estratégia Nacional de Governo Digital. Essa norma trata de um conjunto de recomendações estratégicas que tem por objetivo articular e direcionar as iniciativas de governo digital entre todos os entes federados, de modo a ampliar e simplificar o acesso do cidadão aos serviços públicos.

Finanças, Impostos e Gestão Pública
Tags: GOVERNO DIGITALÍNDICE DE MATURIDADE DIGITALGOV.BRSERVIÇOS DIGITAIS
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