Notícias
Funai e Natura discutem parcerias institucionais em benefício de comunidades indígenas
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) recebeu, nesta quarta-feira (3), em Brasília, representantes da Natura para discutir possíveis parcerias em benefício dos povos indígenas. No encontro, foram realizadas apresentações institucionais para uma troca mútua de conhecimentos sobre a atuação da autarquia indigenista e da empresa de cosméticos.
Participaram da agenda institucional pela Funai a presidenta Joenia Wapichana e o coordenador-geral de Atenção a Projetos Especiais, Fernando Vianna. Pela Natura, estiveram presentes a head de Sustentabilidade para Bioeconomia e Amazônia, Priscila Matta; a gerente de Relações Governamentais, Giuliana Franco; e Julia Almeida, da área de Políticas Públicas.
Conforme explicaram as representantes da Natura, a empresa de cosméticos trabalha com comunidades tradicionais como agricultores familiares e ribeirinhos a partir do desenvolvimento de ingredientes vegetais. E a ideia é ampliar essa atuação contemplando as comunidades indígenas.
“Quando a gente trabalha com comunidades tradicionais, associações e cooperativas, temos um olhar territorial na região e de fortalecimento dessas relações. Com nossas atividades, a gente contribui para a conservação e regeneração de áreas degradadas. Temos um olhar muito mais amplo do que só operacional, temos uma preocupação socioambiental”, explicou a gerente de Relações Governamentais da Natura, Giuliana Franco.
Ao apresentar a estrutura organizacional da instituição e como se dá a atuação e monitoramento da política indigenista, a presidenta Joenia Wapichana explicou que, a partir de 2023, a Funai reabriu as portas para parcerias com instituições nacionais e internacionais. Ela mencionou vários exemplos que fortaleceram a execução da política indigenista nos territórios, bem como o apoio à gestão ambiental e territorial pelos próprios povos indígenas.
“Precisamos de apoio para fortalecer a regularização de territórios para proteger os direitos dos povos indígenas e a biodiversidade. Os povos indígenas mantêm a floresta em pé a partir da sua relação com a terra e suas práticas sustentáveis”, ressaltou Joenia Wapichana, mencionando que a Funai está de portas abertas para novas parcerias que garantam a autonomia e a proteção dos direitos dos povos indígenas.
A presidenta da autarquia indigenista também ressaltou a importância da consulta livre, prévia e informada aos povos indígenas com relação a qualquer projeto que for implementado em comunidades indígenas, para garantir o seu consentimento nas atividades executadas.
Com a reestruturação organizacional da Funai, em vigor desde setembro de 2025, a instituição agora conta com a Coordenação-Geral de Atenção a Projetos Especiais (CGape), vinculada à Presidência. É essa coordenação que ficará responsável em dar continuidade na relação institucional da Funai com a Natura para a perspectiva de futuras parcerias.
Coordenação de Comunicação Social/Funai