Perfil do Presidente

Publicado em 18/09/2020 12h55 Atualizado em 18/09/2020 17h56

Natural de Adamantina, no interior de São Paulo, Marcelo Augusto Xavier da Silva é delegado da Polícia Federal, tendo atuado nos municípios de Cáceres, Sinop e Barra do Garças, estado do Mato Grosso. Bacharel em Direito, técnico em Agropecuária e pós-graduado em Ciências Criminais, é presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) desde 24 de julho de 2019.       

Defensor da autonomia dos indígenas, Xavier acredita na melhoria das condições de vida dos povos originários por meio de atividades sustentáveis que resultem em geração de renda para as comunidades. Entre as suas prioridades à frente da Funai, estão temas como promoção da dignidade, segurança jurídica e pacificação de conflitos.

Antes de ocupar a Presidência da Funai, Xavier foi ouvidor do órgão entre 2017 e 2018 e, na Câmara dos Deputados, atuou como consultor da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Funai/Incra em 2016. Na Polícia Federal, coordenou e participou de operações de destaque, entre elas, Operação Veraneio, Operação Maraiwatsede, Operação Madrinha e Operação Quintessência.