Notícias
Provas do vestibular indígena unificado entre Unicamp e UFSCar ocorrem neste domingo (27)
Foto: Divulgação/Funai
As provas do vestibular indígena unificado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) serão aplicadas no próximo domingo (27). São mais de 2,8 mil indígenas inscritos para concorrer às vagas ofertadas, sendo 130 vagas distribuídas entre todos os cursos da Unicamp e até duas vagas em cada uma das 65 opções de cursos da UFSCar. A prova terá início às 13h e deverá ser considerado o horário local.
Seis cidades do país vão aplicar as provas de forma presencial: Campinas (SP), Recife (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM), Manaus (AM) e Tabatinga (AM). De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, foi a cidade que registrou a maior procura para realização da prova, com 933 candidatos. Tabatinga, também no Amazonas, é a segunda cidade com maior procura no Vestibular Indígena 2022, com 780 inscritos.
Em ambas as universidades, os cursos com maior demanda foram os da área de saúde. Na UFSCar, Medicina, Enfermagem e Fisioterapia registraram as maiores demandas e, na Unicamp, Medicina, Enfermagem, Odontologia e Farmácia foram os cursos mais procurados.
Orientações aos candidatos
A Comvest orienta os candidatos a chegarem com antecedência, pois o acesso aos locais de prova será permitido somente até as 13h, impreterivelmente. A duração da prova é de quatro horas. Os locais de prova e a consulta específica por candidato(a) estão disponíveis na página da Comvest.
Os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no edital, a ser entregue no dia da prova. Todos deverão seguir os protocolos de biossegurança definidos pelas autoridades sanitárias, como o uso de máscara, além de levar a própria água e álcool em gel.
Divulgação dos aprovados
A Comvest vai divulgar a primeira chamada de aprovados, já convocados para matrícula, no dia 18 de abril. A matrícula deverá ser realizada de maneira online, das 9h do dia 19 de abril até as 17h do dia 26 de abril, no site da Comvest. A segunda chamada será divulgada no dia 2 de maio. Estão previstas até cinco chamadas.
Assessoria de Comunicação/Funai
Com informações da Comvest