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Gestão de Pessoas
No mês do servidor, Funai promove cursos na área de desenvolvimento pessoal
No mês em que é celebrado o Dia do Servidor Público – 28 de outubro –, a Fundação Nacional do Índio (Funai), por meio da Coordenação-Geral de Pessoas (CGGP), que integra a Diretoria de Administração e Gestão (Dages), vai promover três cursos especiais voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional de servidores do órgão. Confira os detalhes no vídeo:
Um dos treinamentos selecionados é o curso “Relações Interpessoais e Feedback”, promovido em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A capacitação ocorre no período de 25 a 29 de outubro, na modalidade à distância (EaD), ao vivo, com carga horária de 21 horas e turma exclusiva para a Funai.
O curso é voltado a servidores que ocupem cargo em comissão ou função de confiança e atuem no gerenciamento de equipes. O treinamento tem como objetivo capacitar os servidores, atuando em funções gerenciais, para lidar com diferentes perfis de servidores e equipe, exercitando o feedback para a melhoria do relacionamento interpessoal no seu ambiente de trabalho.
“O desenvolvimento humano é parte essencial do processo de implementação da política organizacional nas instituições, pois trata, em essência, de intensificar habilidades e competências pessoais dos membros da organização, contribuindo para a valorização e desenvolvimento dos servidores”, destaca o coordenador-geral de Gestão de Pessoas da Funai, Paulo Henrique de Andrade.
Já os outros dois cursos, “As competências emocionais e eneagrama na gestão de pessoas” e "Gestão de Conflitos - Entendendo o seu papel na administração das emoções", são ofertados pelo Instituto Rennove e direcionados a ocupantes de cargos em comissão ou funções de confiança do grupo DAS ou FCPE, nível 3 ou superior, titulares e substitutos.
Os cursos ocorrem de 28 de outubro a 30 de novembro, na modalidade on-line, com carga horária de 45 horas. O objetivo das capacitações é o desenvolvimento de lideranças e gestores, por meio do incremento de conhecimentos e habilidades focados nas competências emocionais e no autoconhecimento em gestão de pessoas direcionados para líderes.
“A capacitação de gestores e o preparo de seus substitutos para a gestão de equipes integra as diretrizes para a inovação e a transformação do Estado e a melhoria dos serviços públicos, com foco no cidadão, conforme previsto na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal”, comenta a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoal da fundação, Camilla Marques.
Os servidores deverão observar os pré-requisitos gerais para participação em ações de desenvolvimento, como não estar em gozo de férias ou de qualquer licença ou afastamento legalmente instituído, conforme Portaria nº 687/PRES, de 3 de junho de 2020, que dispõe sobre o Programa de Capacitação e Desenvolvimento dos servidores em exercício na Funai. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail capacitacao@funai.gov.br.
Assessoria de Comunicação/Funai