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Declaração para Embarque Aéreo facilitará deslocamento de indígenas

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Publicado em 17/09/2020 17h00 Atualizado em 31/10/2022 12h07
Kayapo__Aldeia Moikarako  Leonardo Prado FUNAI (1).jpg

Aldeia Moikarakô, povo Kayapó (PA). Foto: Leonardo Prado/Funai

A Fundação Nacional do Índio (Funai) instituiu a Declaração para Embarque Aéreo (DEA) doméstico em território nacional. O documento tem como finalidade servir como meio de identificação administrativa do indígena que não possui qualquer documentação civil emitida pelo Estado brasileiro, como boa parte dos povos de recente contato.  

A maioria dos deslocamentos aéreos desses indígenas ocorre para tratamento de saúde em centros urbanos, sendo que, muitas vezes, não há tempo hábil para a solicitação de documento oficial de identificação civil, caso em que pode ser utilizada a DEA. Na declaração, constam informações autodeclaradas pelo indígena como nome completo, etnia, data e local de nascimento, além do destino do deslocamento e da fotografia do interessado. 

O documento é expedido por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) e tem validade durante o período compreendido para o deslocamento do indígena. Os chefes das Coordenações Regionais, Coordenações Técnicas Locais e das Coordenações das Frentes de Proteção Etnoambiental da Funai são responsáveis pela emissão da DEA. 

A iniciativa busca respeitar ainda os costumes, crenças e tradições dos diferentes povos indígenas. A DEA é fruto do trabalho da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, por meio do Serviço de Promoção de Acesso à Documentação Civil da Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos Sociais.

  

Assessoria de Comunicação / Funai
com informações do Serviço de Promoção de Acesso à Documentação Civil

 
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