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Números da Ouvidoria da Funai crescem exponencialmente

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Publicado em 14/08/2015 20h51 Atualizado em 31/10/2022 11h15

ouvidoria2 A Ouvidoria da Funai representa um grande avanço no atendimento à população e, além disso, traz maior controle social e transparência para o órgão. O crescimento de seus números vem em prol dos cidadãos e traduz o comprometimento da Instituição em cumprir com sua missão de proteger e promover os direitos dos povos indígenas.

Em cumprimento ao Decreto n.º 7056, de 2009, revogado pelo Decreto n.º 7778/2012, foi oficialmente criada a Ouvidoria da Funai. A Ouvidoria foi concebida para, entre outras atribuições, atender demandas como solicitações, reclamações, sugestões, elogios e denúncias de violações de direitos indígenas. Atende, também, pedidos de acesso à informação, por meio do Serviço de Informação ao Cidadão/SIC/Funai.

Desde 2012, após um processo de reestruturação, a Ouvidoria da Funai vem obtendo resultados positivos. Os números cresceram quase que exponencialmente. Apenas no 1º semestre de 2015 a Ouvidoria já atingiu 2042 demandas. Esse número é praticamente o total de demandas do ano inteiro de 2014. Se comparado com 2012, a diferença é gritante onde o número total de atendimentos não ultrapassam 1100. ouvidoria1

O número de solicitações de acesso à informação é o mais expressivo no total de demandas registradas em 2015. Só no primeiro semestre deste ano esse tipo de atendimento representou 88% do total. Enquanto que o número de reclamações representou apenas 2,15% das demandas. Os requerimentos para registrar elogios chegaram a 11 nos seis primeiros meses do ano. Doze foram o total de sugestões recebidas no mesmo período. Acesse Estatísticas

Segundo a Ouvidora da Funai, Patrícia Sommer, os números obtidos se deram em função da criação de um fluxo de acompanhamento de demandas e, também, a do novo portal da Funai. A reestruturação do portal aproximou e trouxe mais informações para a população que, por sua vez, se sentiu mais confortável em se comunicar com a instituição. Já o processo de acompanhamento de demandas trouxe um ar mais profissional para o setor o que gerou grande melhoria no cumprimento de suas atribuições.

ouvidoria3

Como entrar em contato com a Ouvidoria da Funai

A Ouvidoria da Funai atende à população e segunda a sexta-feira das 9h às 12h e de 14h às 18h no edifício sede da Fundação, localizado em SBS, Quadra 02, Lote 14, Bloco H, Ed. Cleto Meireles, 11º andar, CEP 70.070-120. Pode-se também enviar uma carta à sede ou então fazer um requerimento eletrônico através do portal. Clique aqui para mais informações.

Tags: notícia
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