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Rio Negro encerra Seminário de Educação Escolar Indígena
Texto: Cláudia Bandeira e Sirlene Bendazzoli
O Seminário Rio Negro de Educação Indígena, organizado pela FOIRN e Funai, realizado entre 2 e 4 de junho na Maloca da FOIRN, em São Gabriel da Cachoeira/AM, sistematizou as propostas dos encontros locais ocorridos nas várias regiões do Rio Negro, incluindo os municípios de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, nos últimos oito meses.
Essas discussões envolveram professores e lideranças dos diversos povos indígenas das calhas dos rios Tiquié, Uaupés, Negro e Içana e serviram de subsídio para o debate no Seminário que reuniu professores indígenas, estudantes, gestores e lideranças, além de órgãos governamentais e parceiros não governamentais. O objetivo foi avaliar e refletir sobre as potencialidades e os gargalos das ações desenvolvidas na área de educação escolar indígena na região.
As questões recorrentes giraram em torno da descontinuidade das ações, da falta de estrutura das escolas e de apoio à produção e impressão de material didático específico e diferenciado por parte dos órgãos governamentais competentes; do não reconhecimento dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas indígenas, apesar das práticas educacionais significativas desenvolvidas pelas escolas indígenas do Rio Negro, nos últimos 25 anos. Questionou-se ainda a não especificidade da formação dos professores indígenas e a ausência de formação continuada.
A fim de reforçar as várias demandas e o compromisso entre as entidades representadas, foi gerado um
Documento Final
como resultado do Seminário Rio Negro de Educação Indígena.
Na sequência, teve início a reunião da Comissão Gestora do Território Etnoeducacional do Rio Negro. Após a apresentação das instituições responsáveis pela execução das políticas públicas voltadas à Educação Escolar Indígena no Território Etnoeducacional, o Plano de Ação desenhado em 2009 foi revisado e atualizado, tendo como base as demandas dos encontros locais e as discussões amadurecidas ao longo dos dias. Como resultado foi elaborado o Plano de Ação Revisado do TEERN.
Estavam representadas as etnias: Arapasso, Baniwa, Baré, Desano, Hupd'äh, Karapanã, Koripaco, Kubeo, Makuna, Mirity-tapuia, Pira-tapuia, Tariano, Tukano, Tuyuka, Wanano, Warekena, Yuhupdeh e Yanomami. As instituições presentes foram: FOIRN, Funai Brasília (CGPC e CGIIRC) e CR Rio Negro, MEC/CGEEI, SEDUC-AM; SEMEC de São Gabriel da Cachoeira, ISA, Observatório de Educação da UFSCar. As SEMECs de Santa Isabel do Rio Negro e de Barcelos não compareceram.
O encerramento, na noite do dia 06 de junho, foi celebrado com danças, cantos e flautas apresentados pelos estudantes Tuyuka.