Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Fundação Nacional dos Povos Indígenas
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Atuação
    • Povos Indígenas
      • Quem São
      • Cidadania
      • Direitos Sociais
      • O Brasil Indígena (IBGE)
      • Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato
    • Terras Indígenas
      • Proteção Territorial
      • Demarcação
      • Pré-Requerimento Eletrônico
      • Ingresso em Terra Indígena
      • Declaração de Reconhecimento de Limites
      • Terras Indígenas: Dados Geoespaciais e Mapas
      • Geoserver
      • Metadados das Terras Indígenas
    • Meio Ambiente
      • Etnodesenvolvimento
      • Gestão Ambiental
      • Licenciamento Ambiental
      • Cooperações Internacionais
    • Proteção aos Yanomami
    • Seguridade Social
    • Combate à desinformação
    • Concurso Público Nacional Unificado
  • Assuntos
    • Notícias
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022-02
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2018
      • 2017
      • 2016
      • 2015
      • 2014
      • 2013
      • 2012
      • 2011
      • 2010
      • 2009
    • Biblioteca
  • Acesso à Informação
    • Acordos de Cooperação (ACs) e Acordos de Cooperação Técnica (ACTs)
    • Ações e Programas
      • Instrumentos de Gestão Estratégica
      • Planejamento
      • Monitoramento
      • Gestão à Vista
      • Avaliação de Desempenho
      • Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT
      • Renúncias de Receitas
      • Programa de Gestão e Desempenho - PGD
    • Agenda de Autoridades
      • Agenda da Presidenta
      • Agenda da Diretora de Administração e Gestão
      • Agenda da Diretora de Proteção Territorial
      • Agenda da Diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável
    • Auditoria
      • Auditoria Anual de Contas
      • Plano e Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna
      • Relatório de Auditoria - Audin/Funai
      • Estatuto da Auditoria Interna da Funai
      • Planejamento Estratégico Institucional da Auditoria Interna - 2023/2025
      • Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade da Atividade de Auditoria Interna - PGMQ
    • Arquivo, documentação e pesquisa
    • Carta de Serviços da Funai
    • Chamadas Públicas
      • Oportunidades - Público Externo
      • Projeto BRA - Seleção de Pessoal (em andamento)
      • Projeto BRA - Seleção de Pessoal (concluída)
      • Projeto Assistência Técnica para o Fortalecimento da Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas
      • Programa EUROCLIMA
      • Oportunidades - Estágio Remunerado na Funai
      • Credenciamento de Consultorias Socioeconômicas
    • Convênios e Transferências
    • Corregedoria
      • Conheça a Corregedoria
      • Editais
      • Transparência Ativa
      • Governança e Relacionamento Organizacional
      • Links Úteis
      • Fale com a Corregedoria
      • Certidão Negativa
    • Governança
      • Diretoria Colegiada - DIRCOL
      • Comitê Interno de Governança - CIG
      • Comitê de Planejamento, Monitoramento e Avaliação - CPMA
      • Comitê de Supervisão de Riscos e Controles Internos - CCI
      • Comitê Executivo do Programa de Integridade - CEPI
      • Comitê Técnico Digital - CTD
    • Dados Abertos
    • Informações Classificadas
    • Institucional
      • Organograma
      • Quem é Quem
      • Agenda de Autoridades
      • Horário de funcionamento
      • A Funai
      • Unidades da Funai pelo Brasil
      • Reestruturação
    • Legislação
      • Legislação Fundamental
      • Organização da União
      • Administração e Gestão
      • Ordenamento Territorial
      • Demarcação
      • Defesa
      • Declaração de Reconhecimento de Limites
      • Meio Ambiente
      • Pesquisa
      • Cultura
      • Cidadania
      • Educação
      • Seguridade Social
      • Etnodesenvolvimento
    • Outros assuntos
      • Tecnologia da Informação
    • Parcerias
    • Participação Social
      • Comitês Regionais
      • Denúncias, solicitações, sugestões, reclamações e elogios
    • Perguntas Frequentes
    • Privacidade e Proteção de Dados
      • Encarregado de Dados Pessoais da Funai
      • Relatório TCU - Ofício 0175/2022-TCU/Sefti
    • Receitas e Despesas
    • Servidores e colaboradores
      • Servidores Efetivos
      • Colaboradores Terceirizados
      • Estágio Remunerado na Funai
    • Transparência e Prestação de Contas
      • Relatório de Gestão
      • Painel Interativo
    • Serviço de Informações ao Cidadão - SIC
      • Conheça o SIC da Funai
      • Conheça o funcionamento da Lei de Acesso à Informação
      • Como fazer um pedido
      • Relatórios estatísticos do SIC
      • Normas e Regulamentações
      • Conheça o funcionamento da Lei de Acesso à Informação
    • Licitações e Contratos
      • Contratos Administrativos
      • Licitações
      • Plano de Contratações Anual - PCA
      • Portarias e Manuais
  • Acesso Restrito
    • Intranet
    • Webmail
  • Centrais de Conteúdo
    • Publicações
      • Identidade Institucional da Funai
      • Boletins de Serviço
      • Livros e Cartilhas
      • Publicações Projeto Editorial
      • Transparência
      • Publicações de TI
      • Publicações Projeto GATI
      • Publicações CGIIRC
      • Atos Demarcatórios
      • Portarias
      • Publicações Dages
      • Atos Normativos
    • Imagens
    • Vídeos
    • Áudio
    • Uso da Marca
      • Marca do Governo Federal
      • Marca do Governo Federal
      • Guias e Manuais
  • Canais de Atendimento
    • Ouvidoria
      • Ouvidoria Comunica
      • Ouvidoria Comunica
      • Publicações
    • SEI
      • SEI!
      • Consulte o Seu Processo
    • Imprensa
    • Protocolo Digital
  • Funai na COP30
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2011 Parabéns, professores indígenas!
Info

Notícias

Parabéns, professores indígenas!

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 14/10/2011 18h57 Atualizado em 31/10/2022 10h17

Magnolia Tupinamba Cimi2 O professor é quem nos mostra caminhos para a vida, quem não deixa morrer o conhecimento, quem incentiva novas descobertas. É mestre dos mestres. E o que move o professor é o amor pelo que faz. Se tiver paixão, será um bom professor, garante o educador Ruben Alves.

Uma professora escolhida para representar os professores indígenas nesta reportagem comemorativa do Dia do Professor preenche todos esses requisitos. Magnólia Jesus da Silva Tupinambá, da Terra Indígena Tupinambá de Olivença, em Buerarema/BA é um exemplo de que o trabalho vale a pena.

A professora Magnólia, a alegre "Mag", conta que, desde pequena, ainda na escola, queria ser professora, ensinar. "Gosto mesmo, vou com todo o gosto fazer o meu trabalho". Lembra da primeira professora, dona Neuza, que não era indígena e lecionava de forma convencional, mas tinha um "jeito muito bonito de dar aula. Peguei os exemplos com meus professores", comenta, sempre risonha.

Magnólia tem 38 anos e leciona desde os 16. Ela dá aulas de cultura e religião Tupinambá para alunos de 1ª a 4ª série da Escola Estadual Indígena Tupinambá da Serra do Padeiro. A escola tem 518 alunos de educação fundamental e ensino médio. Segundo a professora, a comunidade toda é envolvida nas atividades e os pais também estudam. "Os filhos de dia, os pais de noite", explica, orgulhosa.

"Temos trabalhos comunitários, a horta comunitária, os pais ajudam em tudo, participam das reuniões". E ela dá um exemplo: "no dia de fazer farinha, os alunos vão raspar mandioca com os pais, todos trabalhando junto. A gente faz primeiro um momento de oração - onde tem o lugar do fogo - a gente reza, canta e depois vai à luta pro trabalho". Nesse dia eles aprendem sobre a cultura da mandioca: os vários pratos feitos com mandioca – o beiju com coco, beiju assado na palha, mingau, a própria farinha -, os cantos tradicionais para a hora de plantar, de colher. "E tem os dias que a gente faz só um ritual mesmo, o Toré". Magnólia explica que o Toré "é o encontro de vários rituais, onde chegam nossos encantados, que são os espíritos invisíveis que moram nas matas. No Toré a gente canta pra eles e pode sentir sua presença".

Nas aulas de cultura e religião, os alunos aprendem ainda a confeccionar as vestes tradicionais, colares, cocares e a tanga, uma espécie de saia de fios de palha para as festas e rituais. Na disciplina, entra também a questão do meio ambiente. "Nesses dias estamos reflorestando a nascente dos rios, numa área que estava na mão de fazendeiros. Os rios estavam secando e estamos fazendo reflorestamento com plantas nativas" diz a professora, demonstrando entusiasmo. Para essa atividade, os professores pesquisaram o que tinha na mata ciliar em outros pontos da Terra Indígena e começaram a realizar o projeto. Entre as espécies, há louro, pau-brasil e outras vegetações de menor porte.

É dessa forma que a professora Magnólia e seus colegas passam o conhecimento dos antepassados, com alegria, mantendo a comunidade unida. "Um envolvido com o outro, todo mundo aprende tudo, tá colaborando. O nós, o todo mundo agrupado, se sente forte. É muito importante para o jovem sempre estar envolvido, aprendendo o dia a dia na comunidade. Em vez de buscar coisas lá fora, estão aqui participando dos rituais. Isso fortalece a comunidade", ensina.

A professora Tupinambá Magnólia Jesus da Silva começou a estudar na escola da aldeia e teve de ir para Buararema continuar os estudos. Se formou em magistério, em Santa Cruz de Cabrália. Hoje faz Geografia numa universidade de Itabuna (BA), pois quer se aperfeiçoar sempre. Ela tem dois filhos: o mais novo já pode concluir o ensino médio na própria comunidade, numa escola que ela considera a ideal. "A menina já está na faculdade", comemora.

Magnólia faz um pedido especial de reconhecimento, no Dia do Professor: "que os governantes olhem para o nosso trabalho com carinho, com mais dedicação".

Tags: notícia
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Atuação
    • Povos Indígenas
      • Quem São
      • Cidadania
      • Direitos Sociais
      • O Brasil Indígena (IBGE)
      • Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato
    • Terras Indígenas
      • Proteção Territorial
      • Demarcação
      • Pré-Requerimento Eletrônico
      • Ingresso em Terra Indígena
      • Declaração de Reconhecimento de Limites
      • Terras Indígenas: Dados Geoespaciais e Mapas
      • Geoserver
      • Metadados das Terras Indígenas
    • Meio Ambiente
      • Etnodesenvolvimento
      • Gestão Ambiental
      • Licenciamento Ambiental
      • Cooperações Internacionais
    • Proteção aos Yanomami
    • Seguridade Social
    • Combate à desinformação
    • Concurso Público Nacional Unificado
  • Assuntos
    • Notícias
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022-02
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2018
      • 2017
      • 2016
      • 2015
      • 2014
      • 2013
      • 2012
      • 2011
      • 2010
      • 2009
    • Biblioteca
  • Acesso à Informação
    • Acordos de Cooperação (ACs) e Acordos de Cooperação Técnica (ACTs)
    • Ações e Programas
      • Instrumentos de Gestão Estratégica
      • Planejamento
      • Monitoramento
      • Gestão à Vista
      • Avaliação de Desempenho
      • Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT
      • Renúncias de Receitas
      • Programa de Gestão e Desempenho - PGD
    • Agenda de Autoridades
      • Agenda da Presidenta
      • Agenda da Diretora de Administração e Gestão
      • Agenda da Diretora de Proteção Territorial
      • Agenda da Diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável
    • Auditoria
      • Auditoria Anual de Contas
      • Plano e Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna
      • Relatório de Auditoria - Audin/Funai
      • Estatuto da Auditoria Interna da Funai
      • Planejamento Estratégico Institucional da Auditoria Interna - 2023/2025
      • Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade da Atividade de Auditoria Interna - PGMQ
    • Arquivo, documentação e pesquisa
    • Carta de Serviços da Funai
    • Chamadas Públicas
      • Oportunidades - Público Externo
      • Projeto BRA - Seleção de Pessoal (em andamento)
      • Projeto BRA - Seleção de Pessoal (concluída)
      • Projeto Assistência Técnica para o Fortalecimento da Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas
      • Programa EUROCLIMA
      • Oportunidades - Estágio Remunerado na Funai
      • Credenciamento de Consultorias Socioeconômicas
    • Convênios e Transferências
    • Corregedoria
      • Conheça a Corregedoria
      • Editais
      • Transparência Ativa
      • Governança e Relacionamento Organizacional
      • Links Úteis
      • Fale com a Corregedoria
      • Certidão Negativa
    • Governança
      • Diretoria Colegiada - DIRCOL
      • Comitê Interno de Governança - CIG
      • Comitê de Planejamento, Monitoramento e Avaliação - CPMA
      • Comitê de Supervisão de Riscos e Controles Internos - CCI
      • Comitê Executivo do Programa de Integridade - CEPI
      • Comitê Técnico Digital - CTD
    • Dados Abertos
    • Informações Classificadas
    • Institucional
      • Organograma
      • Quem é Quem
      • Agenda de Autoridades
      • Horário de funcionamento
      • A Funai
      • Unidades da Funai pelo Brasil
      • Reestruturação
    • Legislação
      • Legislação Fundamental
      • Organização da União
      • Administração e Gestão
      • Ordenamento Territorial
      • Demarcação
      • Defesa
      • Declaração de Reconhecimento de Limites
      • Meio Ambiente
      • Pesquisa
      • Cultura
      • Cidadania
      • Educação
      • Seguridade Social
      • Etnodesenvolvimento
    • Outros assuntos
      • Tecnologia da Informação
    • Parcerias
    • Participação Social
      • Comitês Regionais
      • Denúncias, solicitações, sugestões, reclamações e elogios
    • Perguntas Frequentes
    • Privacidade e Proteção de Dados
      • Encarregado de Dados Pessoais da Funai
      • Relatório TCU - Ofício 0175/2022-TCU/Sefti
    • Receitas e Despesas
    • Servidores e colaboradores
      • Servidores Efetivos
      • Colaboradores Terceirizados
      • Estágio Remunerado na Funai
    • Transparência e Prestação de Contas
      • Relatório de Gestão
      • Painel Interativo
    • Serviço de Informações ao Cidadão - SIC
      • Conheça o SIC da Funai
      • Conheça o funcionamento da Lei de Acesso à Informação
      • Como fazer um pedido
      • Relatórios estatísticos do SIC
      • Normas e Regulamentações
      • Conheça o funcionamento da Lei de Acesso à Informação
    • Licitações e Contratos
      • Contratos Administrativos
      • Licitações
      • Plano de Contratações Anual - PCA
      • Portarias e Manuais
  • Acesso Restrito
    • Intranet
    • Webmail
  • Centrais de Conteúdo
    • Publicações
      • Identidade Institucional da Funai
      • Boletins de Serviço
      • Livros e Cartilhas
      • Publicações Projeto Editorial
      • Transparência
      • Publicações de TI
      • Publicações Projeto GATI
      • Publicações CGIIRC
      • Atos Demarcatórios
      • Portarias
      • Publicações Dages
      • Atos Normativos
    • Imagens
    • Vídeos
    • Áudio
    • Uso da Marca
      • Marca do Governo Federal
      • Marca do Governo Federal
      • Guias e Manuais
  • Canais de Atendimento
    • Ouvidoria
      • Ouvidoria Comunica
      • Ouvidoria Comunica
      • Publicações
    • SEI
      • SEI!
      • Consulte o Seu Processo
    • Imprensa
    • Protocolo Digital
  • Funai na COP30
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca