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“O foco dos investimentos em mobilidade tem que ser o povo”, afirma Rui Costa ao defender a integração entre diferentes modais de transporte

Ministro da Casa Civil participou da abertura do Conexão ANPTrilhos, destacando investimentos que aumentam a segurança das vias, reduzem custos logísticos e facilitam o escoamento da produção
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Publicado em 27/08/2025 15h25
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"Precisamos compreender o conceito de integração como a solução definitiva para a qualidade do transporte público" - Foto: Henrique Raynal | CC

“Eu digo sempre que, quando o assunto é transporte e investimentos em mobilidade, o foco tem que ser a população, o povo brasileiro”, afirmou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, ao participar da abertura do encontro Conexão ANPTrilhos 2025 – Mobilidade Estruturante, realizado nesta quarta-feira (27), em Brasília. O ministro também falou sobre as iniciativas do Governo Federal e a retomada do investimento público no setor.

“A partir do retorno do presidente Lula, o Governo Federal apoia de forma decisiva os investimentos em logística que compatibilizam cargas, portos, aeroportos e o transporte de pessoas. Por isso, voltamos a participar não só com o investimento direto da União, por meio do OGU, mas também em projetos de concessão de rodovias e ferrovias”, destacou.

Segundo o ministro, com o novo ritmo empregado pelo governo para a realização de concessões e leilões, foi alcançada uma marca histórica: “Seremos o governo que mais fará concessões em um período de quatro anos. Em estradas, isso já está consolidado, e também em ferrovias. Portanto, estamos modernizando essa visão”.

O país já registra o maior ciclo de concessões de rodovias da história. Sob a coordenação do Ministério dos Transportes, foram realizados 16 leilões de rodovias desde o início de 2023 — número recorde, que representa mais de R$ 170 bilhões em investimentos contratados para a modernização da infraestrutura nacional de transportes. Até dezembro de 2025, há previsão de outros nove certames.

A estratégia nacional de mobilidade urbana, os projetos do Novo PAC, o novo marco legal do transporte público, a expansão do transporte ferroviário regional de passageiros e os instrumentos de financiamento e atração de investimentos também foram temas abordados nos painéis da programação.

Novo PAC
A lista de projetos de concessões do Governo Federal é resultado da Nova Política de Outorga do Ministério dos Transportes, alinhada às diretrizes do Novo PAC. Essa política amplia o volume de investimentos em rodovias, ajustando a modelagem dos contratos para reduzir o impacto financeiro aos usuários e garantir rentabilidade adequada às concessionárias.

No âmbito do Novo PAC, o Governo Federal assegura R$ 280 bilhões para infraestrutura de transportes em 302 empreendimentos, dos quais R$ 185,8 bilhões serão destinados a rodovias e R$ 94,2 bilhões a ferrovias. Parte desses recursos será aplicada nas estradas que integram o pacote de concessões previsto para 2025.

Os projetos do Novo PAC também fizeram parte dos temas da programação
Os projetos do Novo PAC também fizeram parte dos temas da programação

Integração entre os modais
“É importante que nós saiamos desse espaço, que reúne os que defendem o modal de trem e de VLT, para fazer esse debate de forma aberta na sociedade. É preciso chamar os municípios para conversar, porque esse modal só tem viabilidade se for integrado a outros. Não se fala em exclusividade de modal: o sucesso está na integração”, ressaltou o ministro, acrescentando a necessidade de priorizar a agenda no debate nacional.

Estudos apontam que a integração entre modais pode reduzir os custos logísticos em até 30%, graças à otimização das rotas e à melhor utilização dos recursos disponíveis. Além disso, a diversificação dos modos de transporte contribui para a redução dos impactos ambientais, como a emissão de gases de efeito estufa. Nesse sentido, o Governo Federal continua apostando na combinação entre a retomada dos investimentos públicos e a atração de capital privado para impulsionar o setor logístico.

“Não é só a agenda de novos projetos e financiamentos ou de novos formatos. É preciso colocar esse debate na cabeça dos gestores públicos, municipais e estaduais. É preciso compreender o conceito de integração como a solução definitiva para a qualidade do transporte público, de forma que traga eficiência e redução de custos”, reforçou Rui Costa.

Promovido pela ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos), o Conexão ANPTrilhos 2025 – Mobilidade Estruturante é um dos principais eventos do setor no Brasil. Com a participação de representantes do governo, do setor privado e da sociedade civil, o espaço promove o debate de temas estratégicos para o sistema de transporte de passageiros e logístico, além dos desafios da mobilidade urbana no país, com foco em sistemas de transporte coletivo, integrados e sustentáveis.

A abertura do evento contou também com a presença do ministro Jader Filho (Cidades) e do ministro Antonio Anastasia, do Tribunal de Contas da União (TCU).

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