Notícias

Pecim

Governo Federal certifica escolas que aderiram ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares

O objetivo é reconhecer escolas que adotaram o modelo de gestão na área educacional, didático-pedagógica e administrativa
Publicado em 24/11/2021 19h33 Atualizado em 24/11/2021 20h00
Governo Federal certifica escolas que aderiram ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares

Solenidade do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares - Foto: Benné Mendonça / CC

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) deu mais um passo para seu aperfeiçoamento nos próximos anos. Em cerimônia, no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro entregou nesta quarta-feira (24) a Certificação de Nível Básico para 43 escolas cívico-militares que aderiram ao programa no ano de 2020.

A iniciativa visa valorizar o esforço das instituições que adotaram o modelo de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, atingindo as metas estabelecidas pelo Pecim. 

Durante a cerimônia, além de conceder certificação às escolas do ciclo 2020, o presidente da República, Jair Bolsonaro premiou as 4 escolas destaque no cumprimento dos indicadores de qualidade do Pecim. A intenção é chegar a 216 escolas até 2023. 

Em seu discurso, Jair Bolsonaro destacou que a educação é essencial para que o Brasil tenha bons profissionais. O presidente disse ainda que o objetivo é implementar o modelo das Escolas Cívico-Militares em todo o País. "Pretendemos sim, de acordo com o comportamento da nossa economia, botar para frente a nossa proposta lá de trás, de que em todos os estados do Brasil que, por ventura não tenham o colégio militar, de fazer o mesmo". 

A Casa Civil da Presidência da República, por meio da Subchefia de Articulação e Monitoramento (SAM), atua facilitando o diálogo entre os os inúmeros órgãos envolvidos no Pecim, além de também articular e monitorar os marcos de implantação a fim de que os objetivos sejam atingidos.

O que é PECIM

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um novo conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

Os municípios interessados em aderir ao Pecim, em 2022, deverão encaminhar solicitação para o email pecim@mec.gov.br